Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaApartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, PortaApartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga, JanelaApartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brera Design, Casa Franceza, Ita Construtora, Lurca, Manufatti, Soludimper, Vidraçaria Candglass Suzano
  • Arquitetos Responsáveis: Jorge Pessoa, Nyrlei Dias
  • Estrutura De Madeira: Helio Olga
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Jairo Paixão
  • Paisagismo: Ricardo Vianna
  • Marcenaria Estar E Quartos: Marceneiro Dedé
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em um icônico conjunto de edifícios com planta circular, construído na década de 70, próximo às avenidas Cidade Jardim e Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. 

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Kok

Neste conjunto de edifícios, cada apartamento ocupa um terço da circunferência do andar, com área equivalente à varredura de um arco de 120º. A circulação vertical comum e o hall de distribuição localizam-se no centro da circunferência, assim como os shafts de ventilação dos banheiros e as prumadas hidráulicas. Por estar localizado no 1º andar, logo acima de uma grande laje de cobertura de parte do pavimento térreo, esta unidade tem acesso a um terraço privativo com praticamente a mesma área do apartamento. O condomínio permite que parte da área do terraço seja coberta e fechada com vidros, ampliando a área do apartamento.

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Imagem 16 de 17
Planta layout

Os clientes queriam um espaço com ampla área social, com ambientes de estar, jantar e sala de TV, varanda coberta e terraço descoberto, integrados à cozinha e à área de churrasqueira. O programa também contava com lavabo, lavanderia e banheiro de funcionários, além de três dormitórios para a família, sendo necessariamente duas suítes.

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga, Janela
© Pedro Kok

A planta original representou grande desafio para o projeto: o sistema estrutural com vigas radiais faz com que nenhuma das paredes seja paralela à outra. A localização dos banheiros no centro não possibilita grandes alterações das instalações hidráulicas. Originalmente, apenas o terceiro módulo de dormitório, ao final do corredor, permitia uma configuração de suíte, pois sua área estava conectada ao banheiro localizado no centro.

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Kok

Para atender ao programa de necessidades da família e reorganizar os espaços e circulações, optou-se por colocar a nova suíte principal no espaço que originalmente era ocupado pela cozinha, aproveitando a prumada hidráulica que servia ao banheiro de serviço existente. A cozinha passou a ocupar a área da sala, junto à mesma parede hidráulica. Um dos três quartos existentes foi integrado à área de estar como ambiente de TV. Toda essa transformação só foi possível porque a varanda coberta e fechada amplia a área social.

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira
© Pedro Kok

Através dos novos elementos arquitetônicos, buscou-se valorizar a geometria radial do apartamento: a caixa trapezoidal de concreto que abriga parte do programa da cozinha, a paginação do piso em granilite e as vigas de madeira da cobertura da varanda reforçam os raios da circunferência. A cobertura do terraço foi totalmente refeita. A estrutura de madeira, executada pela Ita Construtora, apoia uma laje feita de placas de painel wall cobertas com manta de Alwitra. Claraboias garantem que todo o espaço fique bem iluminado.

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cama, Cadeira, Janela
© Pedro Kok

O detalhamento da marcenaria e a marmoraria do apartamento também foram desafiadoras: praticamente todas as peças precisaram ser executadas com moldes feitos no local. A caixilharia que divide a sala de jantar da varanda coberta também é curva. Para isso optou-se por utilizar policarbonato transparente em vez de vidro. Uma jardineira executada ao longo de toda a varanda coberta, junto à mureta existente, completa a ambientação.

Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 120º / Pessoa Arquitetos + Nyrlei Dias Arquitetura" 27 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979168/apartamento-120o-pessoa-arquitetos-plus-nyrlei-dias-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.