Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaApartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, BancadaApartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, JanelaApartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, CorrimãoApartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  128
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Uemura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumiart, Baú Marcenaria, Brastemp, Celite, Consul, Deca, Electrolux, Franke, Marcato, O Lajoteiro, Panasonic, ParquetSP Piso de Madeira e Assoalhos, Portobello, REKA, Samsung, Tampos em Pedra, Vidros Porto de Pedras
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Guilherme Uemura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O PROBLEMA
Quando fui procurado por essa família composta de um jovem casal e filho pequeno, eles precisavam mudar para um novo apartamento. No entanto, no lugar onde viviam, já vinham construindo algumas relações que gostariam de preservar no novo espaço: ficar na rede acompanhado de alguém na mesa de jantar aos finais de semana, a brincadeira do filho pequeno aos pés da mesa de jantar... É claro que algumas novas adaptações eram necessárias para os clientes como a criação de um novo lavabo e a melhoria dos banheiros e dos quartos, mas foi o fortalecimento dessas relações que vinham sendo construídas no apartamento anterior que guiaram o pensamento espacial do projeto. O problema era claro. Como fazer um espaço que continuasse a construção dos valores, da rotina e da visão de mundo dessa família de um apartamento para outro?

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Prateleira, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Guilherme Uemura

O APARTAMENTO ORIGINAL
O espaço original carregava fortes caracteríscas do período em que foi construído, sendo o mais marcante o piso de lajota da sala que optamos por preservar e complementar. Além disso, em relação ao espaço reformado, a planta original tinha um dormitório a mais além de uma grande lavanderia e quarto de serviços. Eliminamos todos os excessos e cômodos não compatíveis com a visão de mundo dos novos moradores possibilitando espaços mais amplos e com mais entrada de luz.

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira, Janela
© Guilherme Uemura
Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Imagem 18 de 19
Planta
Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela, Cadeira
© Guilherme Uemura

A SOLUÇÃO
O problema estava posto na mesa. Além das questões óbvias de como deixar o espaço agradável, funcional e conforme as expectativas estéticas dos clientes, como preservar o que vinha sendo construído com o fator de ter um filho pequeno que muda dia a dia?

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Guilherme Uemura

Algumas decisões de layout, como a posição da mesa de jantar em relação à rede, vieram do apartamento anterior. Queríamos continuar a construção dessa memória.

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Porta, Cadeira, Fachada
© Guilherme Uemura
Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Corrimão
© Guilherme Uemura

Pensamos também em uma sala onde o layout pudesse se adaptar o crescimento da criança sem necessidade de grandes obras futuras. É um espaço amplo onde as atividades no sofá, rede, mesa de jantar podem mudar de posição ao longo do tempo conforme as necessidades e transformações da família junto ao filho. A cozinha foi pensada em ilha não apenas para permitir a participação maior de todos nas tarefas que envolvem o cozinhar, como também para que fosse um espaço de permanência e recepção de visitas.

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Guilherme Uemura

O escritório tem conexão direta tanto com a sala quanto com a cozinha para que pai, mãe e filho possam ter contato ainda que fazendo tarefas diferentes. A disposição dos sanitários foi revista para conseguir aumentar os boxes e deixar a circulação mais confortável. O quarto do bebê foi pensado de forma que ele possa ter autonomia em tarefas básicas como escolher os brinquedos e que o espaço possa se transformar junto com o crescimento da criança sem a necessidade de grandes reformas.

Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Guilherme Uemura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Higienópolis, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Garuva / Bruno Kim Arquitetura" 24 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979077/apartamento-garuva-bruno-kim-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.