Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão

A 60ª edição do Salone del Mobile Milão 2022, que vai acontecer entre os dias 7 e 12 de junho de 2022 na Fiera Milano Rho, vai refletir a atual transição ecológica do mundo do design, com uma missão de "demonstrar que é possível e crucial começar a incorporar a sustentabilidade e a consciência ambiental na produção de móveis". Mais de 2 mil expositores, incluindo 600 jovens designers com menos de 35 anos de idade irão expressar suas próprias identidades e liberdade criativa, utilizando o espaço de exposições tanto como um elemento arquitetônico e de comunicação, com a sustentabilidade e a ecologia como os critérios principais.

Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 2 de 7Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 3 de 7Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 4 de 7Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 5 de 7Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Mais Imagens+ 2

A 60ª edição do evento vai convidar os participantes e visitantes a refletirem sobre o design "inclusivo", acolhendo "autonomia, conforto, movimento usabilidade, interação e segurança para todos". O presidente do Salone explicou que o mundo tem um dever de se deslocar mais rapidamente na direção das soluções de design, produção, distribuição que sejam as mais sustentáveis o possível, optando por uma abordagem ética que resulte em uma transformação ecológica. Com isso, o Salone decidiu ser um acelerador de comportamentos éticos e virtuosos, investindo em um grande projeto curado pelo arquiteto Mario Cucinella. 

Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 3 de 7
Design with Nature Audiorium. Image © Mario Cucinella Architects

Reexplorando a relação entre natureza e a maneira em que vivemos, o arquiteto Mario Cucinella projeta uma instalação de 1.400 metros quadrados chamada Design with Nature, que irá mostrar um ecossistema virtuoso que representa o futuro da vida em casa. Localizado no Pavilhão 15 do S.Project, a instalação explora três temas principais: transição ecológica, a casa como um um elemento urbano primário e a cidade como mina. A instalação irá destacar tópicos como a economia circular e o reuso, a exploração do potencial de cidades como "reservas" do futuro, onde os materiais brutos utilizados em construções podem ser obtidos. A exposição irá transformar o espaço em uma paisagem para o refúgio e para as discussões, leituras, reflexões e trabalhos.

O Salone del Mobile sempre foi um catalisador para a criatividade, a positividade e a energia. Nós sempre fomos um lugar para o diálogo e a construção, em Milão, e nas edições em Xangai e Moscou. Agora estamos chocados, assim como todo mundo, com a guerra na Ucrânia, e acreditamos ainda mais na importância dos cruzamentos entre culturas e estilos abertos ao mundo. É por isso que nos certificamos de que o trabalho dos expoentes esteja no centro do palco novamente. O evento funciona como um "canvas negro" para todos os seus protagonistas - empresas, marcas e designers - permitindo que eles projetem suas próprias identidades, promovam seu próprio conteúdo e contem suas próprias histórias. Um ponto de referência para toda a comunidade do design -- Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile Milão.

Simliar a todos os eventos, o Salone Internazionale del Mobile, a International Furnishing Accessories Exhibition, e o Workplace3.0 vão oferecer ótimas avenidas estéticas que vão focar em qualidade e pesquisa. O evento também irá apresentar as exposições bienais EuroCucina, um evento colateral FTK (Technology For the Kitchen) e a International Bathroom Exhibition. Após sua estreia em 2019, o S.Project volta novamente neste ano, colocando em exibição produtos de design e projetos de soluções de grande escala que exploram linhas significativas de pesquisa para superfícies e soluções.

Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 7 de 7
La Linea by BIG at the 2021 Salone del Mobile. Image © Artemide

Após o supersalone do ano passado, que foi curado pelo arquiteto Stefano Boeri, um programa de Talks irá acontecer durante o evento, lançando conversas e debates com figuras proeminentes na cena do design contemporâneo. O programa é curado por um trio completamente feminino: Chiara Alessi, Maria Cristina Didero, e Beatrice Leanza, e irá destacar seres humanos, o planeta, a beleza e o design. Além disso, o Salone irá se aventurar novamente além da Fiera e irá se expandir para a cidade. Uma instalação específica na Sala delle Cariatidi, do Palazzo Reale, irá explorar os 11 valores que sempre foram embutidos no DNA do Salone, ao lado de outros projetos culturais.

Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 5 de 7
La Scatola Magica Rendering. Image © La Scatola

Com o objetivo de ter critérios claros de sustentabilidade, o conselho do Salone del Mobile.Milano estabeleceu uma série de orientações para ajudar os expositores e designers de stands a utilizarem materiais de baixo impacto ambiental, reutilizados ou reciclados. Os critérios incluem a utilização de produtos ambientalmente seguros, evitando materiais de descarte, e garantindo que a "adaptabilidade" e a "desmontagem para reutilização sejam princípios cardiais ao escolher os componentes do projeto, sempre tendo em mente onde e como esses elementos podem ser reutilizados ou descartados. 

Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão  - Imagem 6 de 7
© Salone del Mobile

No início deste ano, o Conselho de Federlegno Arredo Eventi, em acordo com a Fiera Milano, decidiram adiar o evento, que seria em abril de 2022, para junho de 2022, para garantir que os participantes internacionais consigam estar no evento, e para que todas as empresas tenham tempo suficiente para a preparação e instalação de seus trabalhos. A presidente do Salone del Mobile.Milano explica que: “A decisão de adiar o evento irá permitir que expositores, visitantes, jornalistas e a comunidade internacional de design e mobiliários possam aproveitar ao máximo um evento que promete estar repleto de coisas novas, em total segurança. Assim como a celebração de um grande aniversário, o evento irá focar no tema da sustentabilidade, atuando como uma vitrine para o progresso feito desta maneira por criativos, designers e empresas." 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Temas e projetos explorados no Salone del Mobile 2022 em Milão " [Themes and Projects Explored at the 2022 Salone del Mobile in Milano] 29 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979037/temas-e-projetos-explorados-no-salone-del-mobile-2022-em-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.