Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Interiores, FachadaCasa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Imagem 3 de 26Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de InterioresCasa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Imagem 5 de 26Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Mais Imagens+ 21

Sorrento, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  530
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rory Gardiner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Joe Colombo, Joe Tuckey, MCM House, PET lamp, Porters Paints
  • Ambientação Para Fotografias: Jess Kneebone
  • Arquitetos: Pandolfini Architects
  • Construção Civil: CP Beckingsale Constructions
  • Engenharia Estrutural: OPS Engineers
  • Quantificação: KWA
  • Cidade: Sorrento
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Imagem 5 de 26
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada entre outras casas de veraneio no litoral da Baía de Port Phillip, a Sorrento Beach House foi concebida com apelo para uma nostalgia das formas e materiais simples, típicos das casas de praia mais antigas. Composta por cinco pavilhões separados dispostos em torno de um espaço central ao ar livre, a casa evita a competição por vistas do mar e se volta para seu interior, colocando a experiência de permanência nesta casa como prioridade da proposta.

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Imagem 23 de 26
Planta
Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Rory Gardiner

Como se trata de uma casa para uma jovem família com fortes laços afetivos com a região, optou-se por criar tanto espaços privados como comuns, que podem ser adaptados à medida que a família cresce. A estratégia utilizada para a concepção da planta e o uso de persianas externas permite fortes conexões visuais entre os espaços, sem prejudicar a possibilidade dos ambientes serem independentes, conforme a necessidade de cada situação.

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Imagem 3 de 26
© Rory Gardiner
Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

Dispostos no mesmo nível, os pavilhões apresentam uma silhueta que é instantaneamente reconhecida na paisagem, a casa se espalha pelo terreno permitindo uma grande área de paisagismo, garantindo que a casa se encaixe perfeitamente no contexto de praia. Uma paleta reduzida de materiais como madeira envelhecida, alvenaria rebocada e telhas corrugadas reforça as formas simples da cobertura em duas águas, enquanto partes de vidro muito bem detalhadas ligam os pavilhões. Isso potencializa a sensação de transição e cria uma forte conexão com o exterior.

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

O paisagismo foi fundamental na concepção do projeto e, embora o foco principal da casa seja o jardim comum central, o projeto cria uma série de espaços privativos ao ar livre, cada um com seu próprio público e programa.

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Imagem 24 de 26
Corte A

Cada pavilhão mantém uma pegada compacta que é definida por generosos tetos inclinados e aberturas cortadas para enquadrar as vistas. Materiais externos fluem para dentro da casa, onde tons suaves e acabamentos texturizados se combinam para criar um ambiente descontraído e sereno. Dentro de cada pavilhão há espaços menores e mais reservados, muitas vezes escondidos atrás de portas com painéis de madeira e com vista para seu próprio jardim privado.

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rory Gardiner

A orientação escolhida para a casa permite excelente ventilação cruzada e entrada luz natural, ao mesmo tempo que protege o espaço central dos ventos costeiros. Outras estratégias bioclimáticas utilizadas no projeto foram: armazenamento de águas pluviais, uso de painéis solares, de persianas externas e ventiladores de teto.

Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de praia Sorrento / Pandolfini Architects" [Sorrento Beach House / Pandolfini Architects] 20 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978699/casa-de-praia-sorrento-pandolfini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.