Edifício SIOM / SML Arquitectos

Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, VigaEdifício SIOM / SML Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: SML Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  23804
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristóbal Palma
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas
Mais informaçõesMenos informações
Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristóbal Palma

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em projetar uma fábrica de produtos de mineração com galpões de produção e um edifício corporativo, seguindo três diretrizes principais.

Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristóbal Palma
Edifício SIOM / SML Arquitectos - Imagem 12 de 21
Planta - Segundo Pavimento 1:250
Edifício SIOM / SML Arquitectos - Imagem 15 de 21
Corte Longitudinal 01
Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristóbal Palma

1.- O projeto deveria permitir modificações e possíveis expansões futuras.
2.- Optar por um sistema construtivo rápido e eficiente.
3.- O projeto, sendo um edifício corporativo, deve refletir os padrões e princípios da empresa, bem como evocar, na escolha dos materiais, a indústria de mineração.

Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Cristóbal Palma

A resposta a estas três diretrizes foi um complexo de três grandes pavilhões de produção atrás de um edifício central de 4 andares concebido como uma grelha regular utilizando uma estrutura de pilares e vigas de concreto pré-fabricados. Esta trama torna-se o suporte para os diferentes ambientes, que estão dispostos dentro deste sistema estrutural e organizados, não sem alguma tensão, através desse padrão cartesiano.

Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Cristóbal Palma

Por conta disso, optamos por respeitar a plasticidade geométrica do sistema pré-fabricado e não revesti-lo, de tal forma que os princípios estruturais do sistema, tais como pilares, vigas, amarras e nós rígidos de concreto, ficaram aparentes. Os espaços intersticiais que ocorrem entre as diferentes partes do programa e a estrutura dão origem a vários ambientes, em alguns casos terraços ao ar livre, enquanto outros se tornam vazios de pé direito duplo ou triplo.

Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristóbal Palma

São estes mesmos interstícios que geram a possibilidade de futuras ampliações, que serão sempre reguladas dentro da grelha de concreto, mantendo a lógica original do projeto. Vidro, madeira, aço corten e cobre são os principais materiais utilizados, que contrastam com a nudez da estrutura de concreto e proporcionam ambientes transparentes, mas ao mesmo tempo acolhedores para quem trabalha e ao mesmo tempo fazem referência às matérias-primas da indústria de mineração, gerando assim um edifício que de certa forma conta a história da empresa.

Edifício SIOM / SML Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristóbal Palma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quilicura, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício SIOM / SML Arquitectos" [Edificio SIOM / SML Arquitectos] 13 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978271/edificio-siom-sml-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.