Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone

A Portobello acaba de lançar as linhas Soma, em cocriação com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, Oh!Take e seu complemento, Soul, assinados por Ruy Ohtake, e Shibori, desenvolvida com a designer italiana Paola Navone. Os produtos são parte da coleção 2022 Unlimited Dreams, lançada simultaneamente na Expo Revestir e nas lojas Portobello Shop de todo Brasil no início de março.

Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone - Imagem 3 de 12
Linha Soma "Terra". Image Cortesia de Portobello

A mistura do modernismo de Paulo Mendes da Rocha com a contemporaneidade do trabalho de sua filha, a designer e arquiteta Nadezhda Mendes da Rocha, resultou na coleção Soma, que traz a reprodução do concreto em porcelanato com peças lisas e estampadas no formato 80x80. São maxiladrilhos nas cores verde (Natural), terracota (Terra), cinza (Concreto) e fundo puro de cada tonalidade. A linha ainda contempla mosaicos ripados nos mesmos três tons no formato 30X80, desenvolvidos pela Officina Portobello. As inspirações para Paulo Mendes na criação dos produtos foram a arquitetura, as linhas geométricas, os maxiladrilhos e a integração entre natureza e concreto em seus projetos. Além de todo o processo, Nadezhda colaborou com a inserção de cores na coleção, já que o pai tinha como preferência o preto e o branco. 

Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone - Imagem 4 de 12
Linha Oh!Take "Home". Image Cortesia de Portobello

A linha Oh!Take nasce da essência do trabalho de Ruy Ohtake com a inovação das grandes superfícies em porcelanato da Portobello. Ao colorir o concreto com cores atemporais, suaves, porém marcantes pela força de sua escala, o arquiteto extrapolou os limites dos materiais e processos, uma constante em seu processo criativo. Presente desde a primeira fase do seu trabalho, o uso de cor foi predominante como inspiração para a nova linha, além, é claro, das curvas e do concreto. Oh!Take é composta por sete opções de cores, nos grandes formatos 120x120 e 120x270, sendo três delas também disponíveis na nova medida 160x160, produzida com exclusividade pela Portobello no Brasil. 

Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone - Imagem 5 de 12
Kit Soul "Mountain". Image Cortesia de Portobello

A linha traz ainda o kit Soul, peças cimentícias com curvas em cinco cores vibrantes: amarelo (Home), azul (Heaven), branco (Mountain), cinza (Moon) e vermelho (Cliff) e dois modelos para paredes no formato 30X120. Desafiando as possibilidades do material e extrapolando os limites entre design e arte, Soul se apresenta em dois modelos escultóricos, que em par de ondas criam efeitos de luz e sombra e tocam a parede em apenas dois pontos. 

Parceiro de longa data da Portobello, Ruy já havia colaborado na criação de outra linha de revestimento da marca e assinou os primeiros mobiliários da Officina Portobello. Assim como Paulo Mendes, Ruy não conheceu o resultado da coleção, mas conduziu grande parte do processo de desenvolvimento do produto. Seu filho, o arquiteto Rodrigo Ohtake, foi o responsável por acompanhar os protótipos finais do último projeto realizado pelo mestre da arquitetura brasileira. 

Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone - Imagem 7 de 12
Linha Shibori "Triangle Indigo Blue". Image Cortesia de Portobello
Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone - Imagem 11 de 12
Linha Shibori "Lime". Image Cortesia de Portobello

Do olhar curioso e múltiplo da renomada designer italiana Paola Navone, nasce mais uma parceria com a Portobello. A linha Shibori traz produtos que carregam em sua essência a mistura de tons e sabores do ocidente com o oriente e a beleza imperfeita do artesanal e do charme das coisas feitas à mão, características recorrentes das criações de Paola. Inspirada na técnica manual de tingimento de tecidos de mesmo nome, a coleção é composta por dois formatos, 20x20 e 30x42 (triangular), em cores vivas e opções neutras para ambientes contemporâneos que valorizam arte, sofisticação e o estilo arrojado. A arte milenar japonesa é conhecida por criar padronagens inesperadas e exclusivas, outro traço forte nos projetos da designer. Confira outros lançamentos aqui!

Além do tradicional estande na Expo Revestir, a Portobello também marcará presença no digital com uma grande cobertura, em tempo real, no seu perfil no Instagram e transmissões diárias, em seu canal no YouTube, com participação de convidados especiais e parceiros da marca, como o chef de cozinha renomado, Alex Atala, o designer Marcelo Rosenbaum e os jornalistas Pedro Andrade e Astrid Fontenelle. Essas transmissões serão sempre às 16h, durante os quatro dias de feira, direto do Stand Portobello. Temas como ESG, lastras para mobiliário, experiência e inovação compõem a agenda dos encontros online. Veja mais detalhes da programação aqui.

Serviço 

  • Transmissões diárias Portobello
  • Data: 08 a 11 de março
  • Hora: 16h
  • Local: Stand Portobello – Expo Revestir 2022
  • Programação completa: @portobello
  • Inscrições: https://www.portobello.com.br

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Cita: "Conheça as novas linhas da Portobello assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone" 11 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978261/conheca-as-novas-linhas-da-portobello-assinadas-por-paulo-mendes-da-rocha-ruy-ohtake-e-paola-navone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.