Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects

Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de ExteriorCasa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de InterioresCasa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de ExteriorCasa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Mais Imagens+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  726
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabian Ong
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Schüco
  • Arquitetos Responsáveis: Iskandar Idris (Super Assembly), Alan Tay (Formwerkz)
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Exterior
© Fabian Ong

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo era projetar espaços para momentos familiares íntimos, bem como receber reuniões de família em ocasiões festivas. Os espaços manteriam a privacidade, mas também seriam abertos a vistas, vegetação, luz natural e ventilação. A casa está localizada no centro de Cingapura em um terreno elevado ladeado em três lados por propriedades vizinhas. Os arquitetos conceberam o projeto da casa como uma paisagem contínua, onde os espaços se interligavam, cada um com qualidades definidoras. As estratégias empregadas pelo arquiteto incluem dividir a casa em vários níveis e o uso de janelas e cores. Estes formam a ideia central do projeto e caracterizam a experiência espacial única da casa.

Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Fabian Ong
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Imagem 23 de 35
Planta - Térreo
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Fabian Ong
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Imagem 29 de 35
Corte Longitudinal
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório

A casa de dois andares e meio com subsolo e piscina não é instantaneamente reconhecível em seus níveis. Mesmo do lado de dentro, uma série de escadarias semelhantes a Escher desfoca a estratificação, reproduz qualidades escalares que enriquecem e aprimoram as experiências ao percorrer os espaços. Os arquitetos também aproveitaram a topografia ondulada do terreno e projetaram dois acessos à casa: um pela garagem do subsolo no nível da rua e outro por uma escada externa ao lado da garagem que leva diretamente à piscina e à área de estar. 80 janelas são distribuídas em ordem aparentemente aleatória em torno de dois envoltórios perfurados – um externo e outro interno – que definem a massa da casa e envolvem seus ambientes internos.

Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores
© Fabian Ong
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fabian Ong
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores

Os espaços principais fluem e se desdobram entre esses envoltórios. A multiplicidade e o posicionamento das janelas permitem um alinhamento – ou desalinhamento – dependendo de onde se está na casa – o resultado é um efeito de camadas com vistas infinitas. Alguém na sala de estar, por exemplo, espiando através de uma janela o espaço central do jardim – santuário interno da casa – encontra a provocação de outra janela emoldurando uma cena que se desenrola de outra parte da casa, e talvez encontre ainda outra janela oferecendo vislumbres de cenas ao ar livre.

Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Fabian Ong
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Exterior
© Fabian Ong

Mais do que dispositivos arquitetônicos para conceder vistas, os tamanhos variados de aberturas também moderam efetivamente a entrada da luz nos espaços internos. De fato, os arquitetos queriam criar um tramado espacial rico que permitisse uma experiência de perspectivas mutantes, vistas dinâmicas, a indefinição de limites. A casa capturando e cativando humores e emoções que apenas com o tempo são reveladas. Para a família de três pessoas, cada dia é um mise-en-scène com surpresas deliciosas, nunca monótonas.

Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Imagem 32 de 35
Elevação
Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Fabian Ong

O ousado uso da cor pelos arquitetos adiciona interesse visual, especialmente se visto de uma das muitas janelas, inspiradas no movimento de design de Memphis dos anos 80. A escada em caracol carmim chamando a atenção entre os níveis, a tela vermelha que direciona ao lavabo, os guarda-corpos azul cerúleo envolvendo as escadas e os mosaicos coloridos nos banheiros conferem a cada espaço um caráter distinto e enriquecem a experiência do usuário. De fato, os arquitetos foram além da tarefa de projetar a casa para não apenas ser prática programaticamente, mas também divertida e continuar revelando suas facetas ainda a serem descobertas.

Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects - Fotografia de Exterior
© Fabian Ong

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Janela / Super Assembly + Formwerkz Architects" [Window House / Super Assembly + Formwerkz Architects] 11 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978234/casa-janela-super-assembly-plus-formwerkz-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.