Apartamento LR / nmdarq

Apartamento LR / nmdarq - Fotografia de Interiores, Cozinha, DormitórioApartamento LR / nmdarq - Fotografia de InterioresApartamento LR / nmdarq - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento LR / nmdarq - Fotografia de InterioresApartamento LR / nmdarq - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: nmdarq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:nmdarq
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, CIN, Efapel, Planikafire, Roca, Rui Sousa, Sanindusa
  • Equipe De Projeto: Nuno Dias e João Domingos
  • Construtor: Oficina dos Sonhos
  • Quantificação: Susana Costa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento LR / nmdarq - Imagem 11 de 23
© nmdarq

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade de Lisboa, o apartamento pertence a um conjunto de edifícios datados do inicio do sec.XXI, o qual se encontrava em bom estado de conservação porém muito desactualizado no que se refere aos seus materiais e acabamentos. O ponto forte deste apartamento é a existência de um amplo terraço cuja ligação com interior do apartamento era muito fraca ou inexistente, pois os pequenos vãos existentes com apenas um de acesso ao terraço não permitiam a fluidez e amplitude espacial desejável.

Apartamento LR / nmdarq - Imagem 8 de 23
© nmdarq
Apartamento LR / nmdarq - Imagem 22 de 23
Planta
Apartamento LR / nmdarq - Fotografia de Interiores
© nmdarq
Apartamento LR / nmdarq - Fotografia de Interiores, Cozinha, Dormitório
© nmdarq

A proposta de renovação do apartamento acaba por ter a sua principal intenção de projecto a criação de maior amplitude espacial e abertura para o exterior tirando o máximo partido do terraço. No conceito de maior amplitude espacial, está também inerente a alteração da compartimentação interior, transformando as zonas sociais do apartamento em espaços mais amplos, uma vez que as zonas mais privadas (quartos e instalações sanitárias) estão bastante condicionadas com a estrutura e infra-estruturas existentes do edifício. A intervenção passa então por criar um espaço único social através da demolição de paredes divisórias existentes entre salas e cozinha, dando origem a um espaço mais amplo e desafogado que em conjunto com a abertura dos vãos exteriores existentes acaba por reforçar o conceito. O vestíbulo da entrada foi também alterado tornando-o mais convidativo e aprazível, desde logo com a introdução de elementos que o caracterizam, como por exemplo e existência de ripados verticais lacados a branco, um móvel suspenso iluminado inferiormente dando a ideia de levitar, por cima do mesmo o revestimento da parede em espelho conferindo uma leitura e interpretação mais amplo deste espaço, e por fim os dois elementos mais presentes, a sua iluminação de tecto em forma circular e porta de correr preta de franca dimensão com um abertura circular em vidro que faz a ligação com a zona social do apartamento.

Apartamento LR / nmdarq - Dormitório, Cama
© nmdarq
Apartamento LR / nmdarq - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
© nmdarq

Esta zona descrita é marcadamente assumida de tons brancos, tornando-se claramente distinta assim que se transpõe a porta de correr, entramos num espaço amplo marcado por elementos pretos e por uma enorme bancada que levita no meio do espaço e do pavimento em pedra mármore de estremoz polido de grandes dimensões também presente no próprio vestíbulo conferindo maior uniformidade espacial. Se este espaço social amplo (sala comum e cozinha) é marcado por um dos lados pela sua cozinha, o seu lado oposto é pela presença de um armário revestido a microcimento com a presença de uma lareira de bioetanol, e por fim, no seu fundo todo o enquadramento e abertura visual para o terraço exterior.

Apartamento LR / nmdarq - Cadeira, Terraço
© nmdarq

O terraço exterior é caracterizado essêncialmente pela presença de elementos vegetais em contraponto com os elementos em madeira propostos, e pela sua pérgola que alberga um espaço de convívio exterior. No que concerne às instalações sanitárias, as mesmas mantém a sua localização e dimensão onde apenas se interveio na localização das loiças sanitárias e seus revestimentos. Os quartos mantiveram-se na sua generalidade.

Apartamento LR / nmdarq - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada, Pátio, Terraço, Jardim, Aido
© nmdarq

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento LR / nmdarq" 08 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978136/apartamento-lr-nmdarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.