Apartamento Sumarezinho / Vão

Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, CadeiraApartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraApartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraApartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Sumarezinho   / Vão - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julia Novoa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Granitorre, Hikary Serralheria
  • Arquiteto Líder: Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero
  • Construção: Randal Moreira Silva - Lídio Reis Construções
  • Marcenaria: Gilson Lopes dos Santos, Ailton dos Santos
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Julia Novoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes do Ap. Sumarezinho nos procuraram para reformular o seu apartamento após os meses de intensa vivência doméstica, provocados pelo isolamento social da pandemia COVID-19. Havia uma grande necessidade de trazer mais luz para o espaço interno, visto que a unidade se encontra no subsolo do edifício, amparada por um jardim taludado. No entanto, com a nova rotina estabelecida, desejava-se não apenas ampliar visualmente os 75m² de área interna com a integração dos programas, mas também, criar um espaço onde se pudesse trabalhar em casa com alguma privacidade.

Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Julia Novoa
Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Julia Novoa
Apartamento Sumarezinho   / Vão - Imagem 13 de 15
Planta - Projeto
Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Julia Novoa

A partir dessas prerrogativas, o projeto partiu da demolição total das alvenarias existentes, suprimindo um dos dormitórios e relocando a suíte do casal para a área onde antes havia a cozinha / área de serviço. Essa iniciativa permitiu ganhar duas das janelas para a área social, além da porta de vidro de acesso à varanda, que anteriormente era a única entrada de luz para a sala de estar e cozinha. Os elementos vazados da área de serviço foram incorporados no espaço do dormitório, de modo a criar uma varanda interna privativa entre o programa desmembrado do banheiro. A partir da vista interna do quarto esses ambientes foram unificados em um painel de compensado e freijó que faz os acessos por meio de portas-camarão, pivotantes, e troca o ar por meio de janelas basculantes altas.

Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cadeira
© Julia Novoa

O programa foi dividido majoritariamente por núcleos de marcenaria baixos, que não tocam o teto, tendo sido construídas apenas três pequenas paredes. O que está localizado nas áreas comuns organiza para a sala as estantes de livros, a televisão e pequenos armários, enquanto a ponta voltada à cozinha envolve a geladeira. Em seu verso encontra-se resguardado o escritório, de onde pode-se avistar a sala por meio de um recorte quadrado que vaza toda a profundidade do núcleo.

Apartamento Sumarezinho   / Vão - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Julia Novoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sumarezinho, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Sumarezinho / Vão" 08 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976469/apartamento-sumarezinho-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.