Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Clement Guillaume

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de ExteriorRefeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de InterioresRefeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de ExteriorRefeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de ExteriorRefeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Mais Imagens+ 27

  • Engenheiro Estrutural: I+A
  • Engenheiro Hidráulico: Choulet
  • Orçamento: ECO + Construire
  • Engenheiro Civil: 2iDF
  • Acústica: SLAM
  • Cidade: Cergy
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior
© Clement Guillaume

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no centro do parque da prefeitura de Cergy, a revitalização do refeitório universitário confere um novo brilho a esta instalação central da vida estudantil e de apoio do campus. Edificado em 1993, o edifício tem o privilégio de estar situado no Parque François Mitterrand graças à sua localização topográfica e sua abertura a este grande espaço público. A instalação está, portanto, idealmente integrada aos passeios, no cruzamento das duas principais vias que conectam o setor da Universidade Paris-Sena e a prefeitura de Val d'Oise.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior
© Clement Guillaume

Discretamente inserida na topografia, a construção existente enfrenta um paradoxo: enquanto se beneficia de uma posição privilegiada, o refeitório sofre, por um lado, da falta de visibilidade e, por outro, de espaços internos que são pouco realçados devido à falta de integração com o exterior.  Com base nestas observações, o projeto de revitalização do refeitório foi uma oportunidade para reapropriar as qualidades paisagísticas do local, de modo a afirmá-lo como um forte componente do parque, bem ancorado no seu contexto e usos.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Imagem 23 de 32
Implantação

O edifício original também apresenta qualidades arquitetônicas genuínas: um envelope de concreto pré-fabricado desativado, um sistema construtivo flexível e uma riqueza de recursos para o usuário (circulações, escadas, aberturas, etc.). Através destas intenções e do desejo de destacar as qualidades intrínsecas do edifício original, o projeto desenvolve um duplo componente programático: a renovação profunda dos 2.000 m² do refeitório e a adição de uma extensão, denominada quiosque, enriquecendo o espaço inicial do refeitório.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior
© Clement Guillaume
Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior
© Clement Guillaume

O programa distribui-se pelos dois pavimentos originais, acessíveis pelo mesmo nível graças a topografia do terreno. Formando uma base mineral semi-subterrânea, o nível do jardim inclui o refeitório, que se abre amplamente para a face norte do parque e abriga a cozinha em sua parte posterior. As intervenções na estrutura existente consistem em reforçar a relação entre o interior e o exterior, para trazer mais luz e vistas aos espaços de refeições, potencializando o uso. Para isso, as aberturas da fachada foram ampliadas com a remoção dos arcos, o terreno inclinado foi remodelado após a remoção do muro de arrimo e a nova fachada envidraçada tornou-se uma oportunidade para criar aberturas mais visíveis do parque.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Imagem 24 de 32
Planta Pavimento Térreo

O interior é dividido em três faixas programáticas (áreas de relaxamento, refeitório e cozinha) permitindo a criação de um limiar dinâmico entre interior e exterior, através da nova transparência da fachada. Dada a profundidade do refeitório e ao baixo pé direito, os materiais utilizados foram ditados pela necessidade de tornar o espaço tão generoso quanto possível. O piso de resina cinza-claro, os azulejos brancos brilhantes com juntas verdes, os elementos metálicos expandidos e os defletores acústicos feitos de azulejos minerais parcialmente substituídos, garantem a flexibilidade e a legibilidade do espaço de refeições exigida por seu programa. Uma abóbada, também de metal expandido, realça a escadaria dupla original enquanto,  proporciona um espaço de refeições mais íntimo. Estas sequências permitem aos usuários identificar as diferentes formas de utilização do espaço. Um bistrô e uma área administrativa completam este vasto espaço, agora iluminado, enquanto toda a área da cozinha foi reformada.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Interiores, Porta
© Clement Guillaume

As intervenções no edifício original são baseadas em suas qualidades intrínsecas, e é na continuidade da estrutura inicial que se posiciona a ampliação na base do restaurante no pavimento superior. Em resposta ao volume envidraçado existente que constitui este térreo, o quiosque é projetado como um pavilhão que se abre amplamente sobre o parque e seus espaços arborizados. Sua flexibilidade e posicionamento permitem canalizar fluxos, articular as entradas existentes e oferecer novas possibilidades de apropriação do grande terraço.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Clement Guillaume
Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Imagem 31 de 32
Vista Axonométrica
Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Imagem 30 de 32
Diagrama Axonométrico Existente

O espaço fast-food é modesto em área e consiste em painéis de madeira maciça de várias camadas que podem ser habilmente posicionados sobre a frágil estrutura existente. Os quatro pórticos de madeira se estendem até o parque para prolongar o telhado feito de chapas de aço inoxidável corrugadas suportadas por uma estrutura de aço galvanizado. Na escala urbana próxima e distante, o telhado torna a instalação visível da Avenue du Parc e do Parque François Mitterrand, que então se destaca como um marco.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Clement Guillaume
Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Interiores
© Clement Guillaume

Na lateral existente, o quiosque possui uma faixa técnica opaca coberta por um revestimento refletivo de chapa ondulada idêntica à cobertura, interagindo com a entrada. Do lado do parque, a área do refeitório abre-se inteiramente para a paisagem através de um envelope transparente e rítmico feito com uma pele de vidro ondulada verde. Esses elementos, alinhados com a estrutura original, estão posicionados na continuidade da nova fachada envidraçada, como uma malha única e assertiva. Concebido como um pavilhão leve sobre uma base mineral topográfica, o quiosque torna-se um elemento unificador entre as diferentes partes do refeitório, permitindo-lhe afirmar a sua presença enquanto assegura a coerência arquitetônica do conjunto.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior
© Clement Guillaume

Através de um desenho sóbrio e econômico, o projeto demonstra como a obra no edifício existente acompanha o reposicionamento de um programa ordinário, permitindo-lhe, através da arquitetura, reinterpretar os seus usos e seu funcionamento.

Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Clement Guillaume

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5 Av. du Parc, 95000 Cergy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refeitório da Universidade de Crous / graal architecture" [Crous University Refectory / graal architecture] 06 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976268/refeitorio-da-universidade-de-crous-graal-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.