Casa Cancha / Estúdio HAA!

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior, VigaCasa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraCasa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Cancha / Estúdio HAA! - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Estúdio HAA!
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Azulejos Dani Melo, Compass Containers, MB Esquadrias de Aluminio, Rewood, Strufaldi
  • Projeto De Arquitetura: Homã Alvico
  • Projeto De Engenharia: Fábio Farinelli
  • Projeto Elétrico: Fábio Farinelli
  • Projeto Hidráulica: Fábio Farinelli
  • Projeto Estrutural: YCON Engenharia
  • Projeto Luminotécnico: Lichia Lighting - Projetos de iluminação
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após algumas conversas com os clientes, marcamos de visitar o terreno. No caminho, saindo do trecho pavimentado pegamos uma estradinha de terra bem íngreme, seguimos com os clientes até o final desta estradinha, onde encontramos uma clareira com um formato de concha, era lá o platô onde iríamos realizar o projeto. Com elevação de 1470 m acima do nível do mar, o terreno está cerca de 600m mais alto que a estrada pavimentada. Pode parecer apenas uma curiosidade à primeira vista, mas foi um dado crucial para determinar a lógica dos processos de obra.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior

Apesar de ter estudado as necessidades e desejos que os clientes tinham para essa casa, não tinha nenhuma ideação do que poderia ser o projeto. Eu sempre me forço a não ter ideias ou especulações de projeto antes de visitar o terreno, tento abordar a visita ao terreno como recém-saído de uma nave pousada em outro planeta, buscando o vislumbre da primeira vista, e a busca de descobertas desse lugar que eu nunca vi.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior, Viga
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Imagem 29 de 32
Planta - Térreo
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Imagem 32 de 32
Corte B
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Sala de Estar

Já no terreno, com essa peculiar forma de arquibancada de estádio de futebol, entre o capim alto avistei dois topos de pedras que me chamaram a atenção, para onde quer que eu olhasse voltava imediatamente a atenção para essas pedras, apesar de estarem excêntricas tinham um certo magnetismo, adentrando o mato na altura do pescoço, chegando mais próximo, fiquei surpreso por encontrar um par de pedras com exatamente a mesma altura de topo e distando cerca de 5m entre elas, de cima da pedra mesmo fiz os primeiros croquis de estratégia de projeto.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira

De cima de uma das pedras a estratégia de projeto veio de forma clara e simples, como se já existisse no local essa demanda, algo simples como apoiar uma viga de MLC em cada pedra, fazendo dois pórticos, utilizando desta forma as pedras como pilares, de modo que o nível de referência do projeto eram os topos das pedras, que definiriam a altura da laje térrea. Na visita mesmo foi apresentado aos clientes a ideia meio maluca, que em primeiro momento eles não captaram totalmente, por falta de representações gráficas à altura, mas toparam o partido, imagino que pela empolgação do arquiteto.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga

As vigas principais da casa em MLC (madeira laminada colada) possuem 14m de extensão, com um vão visível total que se abre frontalmente para a vista panorâmica da pedra do baú, a partir de um arranjo estrutural e de caixilhos que aparenta flutuar sem apoios e abrir-se totalmente para o entorno.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior

De um lado as vigas apoiam-se nas pedras e de outro no bloco fechado em steel frame.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Imagem 31 de 32
Corte A
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Interiores, Cozinha

O corpo principal da casa é composto de dois blocos contíguos, um totalmente transparente destinado às relações sociais e coletivas, e outro privativo destinado às ações mais individuais e introspectivas, sendo este bloco totalmente revestido de madeira ebanizada, inclusive nas aberturas. Os blocos possuem exatamente as mesmas medidas.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior
Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior, Escada

Há também o anexo em container destinado ao dormitório de visitas, banheiro externo e serviços.

Casa Cancha / Estúdio HAA! - Fotografia de Exterior

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cancha / Estúdio HAA!" 04 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976235/casa-cancha-estudio-haa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.