Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill

La Muralla Roja, que em espanhol quer dizer "A Muralha Vermelha", é um projeto habitacional localizado em La Manzanera, Espanha. O prédio deixa claras as referências à arquitetura popular da região árabe mediterrânea, como um resultado da inspiração dos arquitetos nas tradições mediterrâneas das casbah. As cores impactantes que cobrem as fachadas exteriores e interiores são selecionadas ou para contrastar com a natureza ou complementar sua pureza. 

Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 2 de 25Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 3 de 25Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 4 de 25Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 5 de 25Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Mais Imagens+ 20

Com uma formação que remete a um forte, o projeto parece emergir dos penhascos rochosos onde foi erguido. Sua organização desafia a divisão cada vez maior entre espaço público e privado através de sua reinterpretação das casbah, as cidadelas muradas típicas da arquitetura tradicional dos países norte-africanos. Caracterizada por uma série de escadarias entrelaçadas, plataformas e pontes, essa organização é uma ilustração moderna da circulação de uma casbah típica, oferecendo acesso aos 50 apartamentos que formam La Muralla Roja. 

Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 19 de 25
Courtesy of Ricardo Bofill

A complexidade do projeto se estende em uma divisão de apartamentos de três tamanhos: estúdios de 60 metros quadrados, apartamentos de dois dormitórios de 80 metros quadrados e apartamentos de 120 metros quadrados com três quartos. O desejo de Bofill de oferecer vivências melhoradas é visto pelos terraços, solares, piscina e sauna, todos reservados para o uso dos moradores. 

Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 11 de 25
Courtesy of Ricardo Bofill

Vários tons de tinta vermelha cobrem a fachada exterior, acentuando o contraste com a paisagem. Escadas e superfícies de circulação, por outro lado, são tratadas com tons diferentes, do azul entre a cor do céu ao indigo e até ao violeta, dependendo do clima, a intenção é contrastar com o céu ou criar uma continuidade visual. 

Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill - Imagem 14 de 25
Courtesy of Ricardo Bofill

A Muralha Vermelha é melhor descrita como um labirinto que corresponde a um plano geométrico fundamentado na tipologia da cruz grega, tendo, neste caso, braços com cinco metros de comprimento. As cruzes interseccionam-se em torres de serviço que possuem cozinhas e banheiros. Nas palavras do Taller de Arquitectura , "a base geométrica da configuração também é uma aproximação das teorias do construtivismo, e torna La Muralla Roja uma clara evocação delas".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Partida manzana spain calpe, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill" [AD Classics: La Muralla Roja / Ricardo Bofill] 27 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975524/classicos-da-arquitetura-a-muralha-vermelha-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.