Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai

O novo Museu de Arte Contemporânea Atchugarry (MACA) está localizado na Rota 104 km 4,5 em Manantiales (Uruguai), onde atualmente se encontra a Fundação Pablo Atchugarry. Aberto ao público em geral, a obra do arquiteto Carlos Ott visa promover o desenvolvimento de artistas nacionais e, ao mesmo tempo, colocar o Uruguai no mapa das maiores exposições internacionais.

Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 2 de 37Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 3 de 37Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 4 de 37Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 5 de 37Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Mais Imagens+ 32

Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 8 de 37
Inauguração Museu de Arte Contemporânea Atchugarry. Imagem via Museu de Arte Contemporânea Atchugarry
Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 37 de 37
via Museu de Arte Contemporânea Atchugarry

A ambição do escultor uruguaio Pablo Atchugarry era a de criar um museu para sua coleção de pintura e escultura latino-americana. Através de formas onduladas, o museu, com sua estrutura de madeira tratada na França, relaciona-se com os extensos jardins da Fundação Atchugarry. O projeto cobre cerca de 5.000 m2 e sua construção, feita em madeira de eucalipto do tipo red grandis, visa abrir o mundo das novas possibilidades de construção oferecidas pelo uso da madeira no país. 

Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 16 de 37
© Agustina Iñiguez
Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 32 de 37
via Museu de Arte Contemporânea Atchugarry

Alojando quatro salas de exposição, um auditório/cinema para 72 espectadores, um café e um restaurante, o edifício se caracteriza por seus perfis curvos. Imerso no Parque Internacional da Escultura e com um grande lago no meio, o MACA apresentará a coleção permanente Atchugarry e peças de artistas americanos, latino-americanos e europeus como Julio Le Parc, María Freire y Costigliolo, Wifredo Díaz Valdéz, Joaquín Torres García, Raúl Pavlotzki, Miguel Ángel Pareja, Ignacio Iturria, Vik Muníz, Frank Stella, Louise Nevelson, entre muitos outros.

Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 28 de 37
© Nicolás Vidal
Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 31 de 37
© Nicolás Vidal

O museu abre com uma exposição retrospectiva de Christo e Jeanne-Claude, que estará em exibição até 30 de abril. Esta coleção de mais de 50 obras chega pela primeira vez na América do Sul e é apresentada a partir de uma visão geral com fotografias, desenhos, colagens e plantas. Vale mencionar que a última exposição de Christo e Jeanne-Claude foi inaugurada em Paris quando empacotaram o Arco do Triunfo com 25.000 m2 de lona e quase 3 km de corda vermelha.

Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 22 de 37
© Nicolás Vidal
Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 23 de 37
© Nicolás Vidal

A exposição "Heliografias" do artista argentino León Ferrari também estará em exposição, e haverá uma série de filmes, oficinas, palestras e seminários.

Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai - Imagem 27 de 37
via Museu de Arte Contemporânea Atchugarry

Via Museu de Arte Contemporânea Atchugarry.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Museu de Arte Contemporânea Atchugarry é inaugurado em Manantiales, Uruguai" [Se inaugura el Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry en Manantiales, Uruguay] 25 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975397/museu-de-arte-contemporanea-atchugarry-e-inaugurado-em-manantiales-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.