14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos

A arquitetura é uma área ampla que apresenta diversas possibilidades de atuação. Cada vez mais os jovens arquitetos têm se esforçado para descobrir novos caminhos e desbravar outros espaços profissionais. A arquitetura efêmera, com seu caráter experimental e artístico, tem papel relevante nessa trajetória, fazendo os profissionais observarem e discutirem questões urbanas e sociais, paisagem e meio ambiente. Apresentamos aqui exemplos de instalações temporárias que explicitam essas questões e transformam seu entorno. 

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 2 de 1514 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 3 de 1514 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 4 de 1514 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 5 de 1514 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Mais Imagens+ 10

O conhecimento e as habilidades do arquiteto podem ser aplicadas em diversas áreas profissionais. A prática da arquitetura, em geral, ensina a observar para entender as problemáticas, sistematizá-las, sintetizá-las para então elaborar uma resposta projetual. Quando pensamos em fazer arquitetura sem fazer edifícios, podemos pensar em utilizar dessas habilidades para provocar reflexões e transformações nos espaços que ocupamos. As intervenções, em geral, são estruturas temporárias que trazem consigo uma intenção de mudança e reflexão daquele lugar. Veja a seguir como algumas intervenções utilizam materiais, ou a ausência dele, para se comunicar com o entorno:

Instalação Artística Airship Orchestra / ENESS

A instalação consiste em uma paisagem sonora generativa sincronizada com a iluminação que se estende por uma área de 500 metros quadrados. A obra de arte temporária conta com 16 esculturas místicas infláveis (algumas com até seis metros) apoiadas por um sistema interno de sensores de movimento, permitindo que seus personagens respondam aos passantes. 

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 13 de 15
Instalação Artística Airship Orchestra / ENESS 2. Image © Ben Weinstein

Instalação Tipos de Espacios - Festival Internacional de Arquitetura CONCÊNTRICO / Palma + HANGHAR

Essa instalação que conta com uma série de espaços delimitados por tijolos cerâmicos abertos ao céu, exploram várias possibilidades espaciais através de ressoantes geometrias planas enquanto a sua escala doméstica, tão alheia ao espaço público da cidade, desloca quem o ocupa de visitante para habitante, permitindo a possibilidade de interagir com a instalação de uma forma mais profunda. 

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 15 de 15
Instalação Tipos de Espacios - Festival Internacional de Arquitetura CONCÊNTRICO / Palma + HANGHAR. Image © Luis Díaz Díaz

Cinema na escada em Maputo / Estúdio 5 Arquitectos

Atualmente na cidade de Maputo, em Moçambique, existem cerca de 7 salas de cinema em funcionamento, o que dificulta o acesso das pessoas, principalmente mais pobres, ao cinema. Para se contrapor a essa situação foi criado um festival de cinema anual que acontece nas ruas, explorando espaços com possibilidade de adaptação para salas de cinema temporárias. Esta ideia surge com o intuito de colaborar na releitura de vários espaços tornados inúteis e também como fonte de incentivo para o desenvolvimento e valorização do cinema.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 2 de 15
Cinema na escada em Maputo / Estúdio 5 Arquitectos. Image © Mbuto Machili

Instalação Simulacro / Pedro Henrique

Utilizando uma rede de segurança acessível sobre o rio, esta instalação efêmera transforma o não-lugar num espaço de estar efémero. Uma vez na rede, o público encontra-se a pairar sobre o rio. Quando nos permitimos verdadeiramente observar, permitimo-nos compreender o que nos rodeia, imaginar sobre essa realidade, formar crítica, refletir.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 9 de 15
Instalação Simulacro / Pedro Henrique. Image © Ivo Tavares Studio

Instalação Murmuration / SO-IL

"Murmuration" é uma instalação temporária no High Museum of Art.Conforme os visitantes cruzam a praça, são envolvidos por umacobertura metálica vazada e repleta de vegetação suspensa, evocando as copas das árvores encontradas em toda a região. O arranjo escultural ecoa a forma de um bando de pássaros, momentaneamente suspenso no ar. A cobertura está repleta de recipientes com alpiste, poleiros e outros itens lúdicos para incentivar a interação, observação e consciência. A experiência visa estimular conversas sobre biodiversidade, extinção e convivência.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 5 de 15
Instalação Murmuration / SO-IL. Image Cortesia de SO-IL

Constell.ation / LIKEarchitects

Instalação de luz feita para comemorar o natal que aposta numa continuidade dispersa para criar relações entre os diferentes momentos dos jardins, promovendo uma visita aberta ao público a um absorvente mundo iluminado.  A intervenção temporária, que teve recursos limitados e considerou o baixo impacto dos materiais utilizados, procura transportar os visitantes para um outro lugar, onde o efémero e o permanente se cruzam.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 4 de 15
Constell.ation / LIKEarchitects. Image © Fernando Guerra | FG+SG

“Tagtool”: Um aplicativo para criar intervenções urbanas

As criações feitas com o Tagtool, aplicativo de arte interativa e compartilhada, já foram testadas em espaços públicos e privados em várias cidades do mundo. A opção mais atraente é a que ocorre em campo aberto, porque a animação pode ser projetada a partir de tablets na fachada de edifícios, por exemplo.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 7 de 15
“Tagtool” Um aplicativo para criar intervenções urbanas. Image via Plataforma Urbana

Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano

A iniciativa pretende revalorizar espaços subutilizados da cidade através de intervenções urbanas pontuais.o principal objetivo do projeto de intervenção levado a cabo por Serena Confalonieri é criar um espaço de lazer que possa ressignificar não apenas o antigo estacionamento mas todo o bairro no qual encontra-se inserido.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 3 de 15
Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano. Image © Alice Mantovani

Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO

A Plaza de San Miguel Trata-se de uma proposta de intervenção urbana que tem como objetivo principal revitalizar o espaço público degradado. A intervenção no plano vertical contribui na recuperação e valorização da torre da antiga muralha, para finalmente destacar e se converter em um monumento digno de contemplação.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 10 de 15
Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO. Image © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda

Horta Kasvattamo / ROOH Studio

Instalação temporária no pátio do Museu da Cidade de Helsinque, envolvendo os habitantes e especialmente os jovens, com os conceitos de agricultura urbana. O objetivo era refletir sobre como poderíamos melhorar a qualidade dos espaços abandonados aproveitando os vazios urbanos para o cultivo de alimentos. 

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 14 de 15
Horta Kasvattamo / ROOH Studio. Image © Aki Markkanen

Instalação A Praia e o Tempo / gru.a

A instalação “a praia e o tempo” se organiza a partir de duas operações combinadas: demarcar e reposicionar. A primeira consiste na inserção de uma grande estrutura quadrilátera de 31x31m e 50 cm de altura que demarca a área de trabalho ao mesmo tempo em que serve como suporte para o acolhimento do público. A segunda se dá a partir do movimento da matéria existente no local – areia e água – que reposicionadas fazem surgir uma nova paisagem topográfica.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 12 de 15
Instalação A Praia e o Tempo / gru.a. Image Cortesia de gru.a

Instalação Kokedama Forest / Nomad Studio

A instalação traz uma floresta escultórica em miniatura, de 90 metros quadrados composta por mais de 1.200 kokedamas de mudas florestais combinadas dentro de uma cúpula invertida esculpida a partir de uma frágil e intrincada trama metálica.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 6 de 15
Instalação Kokedama Forest / Nomad Studio. Image © Nomad Studio

Instalação The Lily Project / Jaemee Studio

Inspirado pelas plantas aquáticas nenúfares, flutuando em um lago ao lado do rio Eightmile, o Lily incentiva os visitantes a ter uma interação colorida e divertida com a natureza monumental.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 8 de 15
Instalação The Lily Project / Jaemee Studio. Image © Jaemee Studio

Echoviren / Smith | Allen

A instalação arquitetônica nomeada Echoviren é sensível ao terreno e foi impressa em 3D. O projeto mescla arquitetura, arte e tecnologia para explorar a dialética entre homem, máquina e natureza.

14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos - Imagem 11 de 15
Echoviren / Smith Allen. Image Cortesia de Smith Allen

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Arquitetura sem edifícios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "14 Instalações efêmeras que trazem novas reflexões para os espaços coletivos" 06 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975279/14-instalacoes-efemeras-que-trazem-novas-reflexoes-para-os-espacos-coletivos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.