Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, TijoloMuseu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de ExteriorMuseu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de InterioresMuseu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de InterioresMuseu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos Responsáveis: Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz
  • Equipe De Projeto: André Villas Boas, Anne Dieterich, Anselmo Turazzi, Cícero Ferraz Cruz, Gabriel Mendonça, Gustavo Otsuka, Harold S. Ramirez, Julio Tarragó, Laura Ferraz, Luciana Dornellas, Victor Gurgel e William Campos
  • Estagiários : Gabriel Carvalho, Giulia Lucente, Guilherme Tanaka, Juliana Ricci, Pedro Renault e Roberto Brotero
  • Maquete Física:: Guilherme Tanaka
  • Engenharia Estrutural: Diego Troian
  • Construtor : Elito Lima dos Passos
  • Prinicipal Fornecedor: Cerâmica Fachinetto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta
© Brasil Arquitetura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Museu da Cerâmica Fachinetto é um projeto realista em termos de custos e soluções construtivas, sem abrir mão da riqueza espacial e poética que um museu como este deve ter.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Brasil Arquitetura

O museu possui uma área construída de 530m², sendo 330m² no piso superior e 200m² no piso inferior. Sua implantação tira partido da topografia do terreno uma vez que existe um desnível de 3m entre a parte mais alta junto à rua e a parte dos fundos, sugerindo quase naturalmente a adoção de pé direito simples no bloco frontal e duplo na parte posterior.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Imagem 16 de 28
Croqui 01
Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Imagem 17 de 28
Croqui 02

Este mesmo desnível, acentuado na região da rocha natural de basalto, está evidenciado no projeto como um grande corte – uma falha - que atravessa o terreno de lado a lado passando pelo interior do edifício. A intenção projetual foi pousar o edifício no terreno como ele é, sem grandes movimentos de terra.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Brasil Arquitetura

O tijolo da cerâmica Fachinetto será empregado como o material básico de estrutura e vedos de todo o projeto – paredes e colunas estruturais e paredes de vedação. Mesmo se pintado o tijolo, portanto, será a marca de personalidade do museu. O concreto deverá ser utilizado somente nas fundações, vigas e lajes.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Brasil Arquitetura

As colunas deverão ser feitas uma a uma em formas anômalas orgânicas de tijolos mesclados (inteiros e quebrados). Serão como grandes esculturas que sustentarão a laje de cobertura.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Brasil Arquitetura
Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Imagem 13 de 28
Cortes
Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Brasil Arquitetura

Um grande muro de tijolos com 45 cm de espessura orienta todo o projeto e os usos do museu. Este muro funciona como uma grande espinha dorsal, com 35 metros de comprimento, orientado exatamente no sentido norte/sul. Este muro deverá ser integralmente de tijolos assentados com vários tipos de aparelhamentos mostrando a riqueza intrínseca à técnica milenar da alvenaria. É parte integral da museografia.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Brasil Arquitetura

Uma sequência de usos acompanha o desenvolvimento deste muro, acentuando sua presença com elemento estruturador do projeto. Começando pela recepção e acolhimento – onde o velho caminhão dá as boas vindas aos visitantes - será montada exposição permanente - ou de longa duração, que contará a história da Cerâmica e da Familia Fachinetto; seguindo o muro, existirá uma linha do tempo com objetos e painéis que mostrarão a cerâmica na história da humanidade (claro que sempre acentuando o uso do tijolo e da telha); pode-se ai ter dois caminhos a seguir, o mezanino que vai desvendando todo o andar de baixo e leva o visitante até as exposições temporárias e a varanda que avista a casa antiga da família com a vegetação exuberante, ou toma-se a escada que leva ao auditório e ao piso inferior.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco
© Brasil Arquitetura

No piso inferior o museu continua com espaços e atividades mais participativas e interativas, como biblioteca, pesquisa, ateliê de cerâmica para cursos, café e atividades didáticas e recreativas. Deste piso inferior poderão sair grupos para a visita guiada à Cerâmica Fachinetto.

Junto à escada aproveitando o desnível do terreno será implantado um pequeno auditório multiuso para 48 pessoas, dando mais visibilidade e conforto aos usuários.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Brasil Arquitetura

Em todo edifício será empregado um piso de cimento desempenado de alta resistência, com baixa manutenção e grande eficiência em ambiente de grande fluxo de pessoas.

Na cobertura existirá uma laje jardim como solução também de isolamento térmico de fácil manutenção.

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura - Imagem 21 de 28
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arvorezinha - Río Grande del Sur, 95995-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura" 06 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975261/museu-do-tijolo-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.