Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior
© Stefan Tuchila

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior, Escada, TijoloRestaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de ExteriorRestaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Interiores, VigaRestaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de ExteriorRestaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Mais Imagens+ 35

Montpellier, França
  • Paisagismo: Jean-Michel Rameau
  • Cidade: Montpellier
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo complexo de escritórios da IBM está localizado em Pompignane, parte dos subúrbios internos de Montpellier, França. O terreno, adquirido em 2004 e 2007 pela Covivio Company, abriga cerca de dez edifícios de escritórios espalhados por esta paisagem mediterrânea de 28 hectares. A antiga Foncière des Régions Company reconstruiu esta vasta propriedade em uma mistura sensível de natureza e arquitetura, com o objetivo de atrair novas empresas de tecnologia e promover o próprio “Vale do Silício” de Montpellier.

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior, Escada, Tijolo
© Sergio Grazia
Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Vincent Boutin

A BGA foi contratada para construir um novo campus de escritórios para Orange e redesenhar a antiga cafeteria compartilhada entre empresas construída em 1983 pelo arquiteto e designer Marc Held. A sua arquitetura, muito inspirada nas vilas galo-romanas, organiza-se em torno de dois pátios interiores, sendo o principal rodeado por um pórtico de colunas de madeira e cercado por muros constituídos por camadas alternadas de blocos de pedra e paralelepípedos.

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Grazia
Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia

A intervenção da BGA envolveu duas vertentes principais: em primeiro lugar, a reabilitação do belíssimo patrimônio do local, caixilhos salientes, coberturas em telha romana, paredes periféricas mistas, colunas, esquadrias de madeira, chão pavimentado com arenito, concreto cru para a estrutura interior original, com tudo isso sendo preservado e restaurado. Amplas aberturas também foram inseridas na parede periférica para conectar ainda mais a edificação com a magnífica paisagem do campus circundante. Uma cavidade escavada em parte do pátio central também traz luz para o térreo.

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia
Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Interiores
© Sergio Grazia
Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Imagem 39 de 40
Planta - Pavimento Inferior
Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Sergio Grazia

Além disso, a demolição das antigas cozinhas, feitas de blocos de concreto aparente, permitiu a ampliação do programa. O novo volume, que repete o sistema de pátios, abriga um centro de negócios, um anfiteatro, uma área de coworking, escritórios para startups locais e áreas fitness. Uma ágora, área linear ensolarada, serve como elo entre o edifício existente e o novo, unindo os vários programas.

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sergio Grazia

Este novo programa coroado por uma série de teatros ao ar livre e terraços ajardinados abre-se para a paisagem mais ampla e é ligado por diversas rampas. As noites festivas nos espaços ao ar livre são perfumadas pelas fragrâncias de lavanda, figueira, jasmim e pinheiros liberadas pelo sol escaldante da tarde.

Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Pompignane, 34000 Montpellier, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Empresarial Compartilhado / Brenac & Gonzalez & Associés" [Shared Company Restaurant / Brenac & Gonzalez & Associés] 12 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974980/restaurante-empresarial-compartilhado-brenac-and-gonzalez-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.