Pavilhão do Farol / Grau Architects

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Filip Marčák

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior, Viga, FachadaPavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão do Farol / Grau Architects - Mais Imagens+ 22

Ipolytarnóc, Hungria
  • Arquitetos: Grau Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filip Marčák
  • Arquitetos Responsáveis: Andrej Olah, Filip Marčák, Matej Kurajda, Jana Filípková, Alexandra Májska, Simona Fischerová, Miroslava Mišurová, Marek Jankovič
  • Cliente: Field of Sparks Artweek
  • Cidade: Ipolytarnóc
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior, Cerca
© Filip Marčák

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ipolytarnóc é um pequeno povoado rural na Hungria, com um assentamento esparso com simples casas familiares típicas da área rural, perto da fronteira com a Eslováquia. O pavilhão do Farol foi criado como uma intervenção dentro do projeto de arte Field of sparks, que procura tornar esta área geográfica "esquecida" mais atraente e promocional. Até agora, o festival tem se concentrado em intervenções artísticas no perímetro do país, com o objetivo de transformar ideias conceituais de design em instalações puramente artísticas.

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior
© Filip Marčák

Este ano, os fundadores do festival tiveram a ideia de transformar uma fazenda abandonada no meio da aldeia em uma residência artística, onde seria construído um pavilhão para oficinas ou eventos menores. A intenção era projetar um espaço funcional, mas com valor estético agregado.

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Filip Marčák
Pavilhão do Farol / Grau Architects - Imagem 26 de 27
Colagem

Entendemos o pavilhão como uma interpretação antropológica da funcionalidade e da estética. A forma do pavilhão baseia-se em características regionais, mas as transforma no contexto atual. 

O elemento dominante é a chaminé, que sinaliza a vida na casa. Ao mesmo tempo, em nossa concepção, a transformamos em uma torre de sinalização — um farol, que marca a fronteira continental ou civilização, e a colocamos na posição de um outdoor, como um anúncio em uma estrada local. Transformamos um elemento tipológico inseparável de uma casa e lhe demos um novo significado. Em sua totalidade percebemos isso de forma abrangente como um ponto que denota um local de encontro, de socialização, uma casa ou um espaço para a comunidade. A luz acesa sinaliza a atividade cultural na aldeia.

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior
© Filip Marčák
Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior
© Filip Marčák

A forma proposta não deveria ser discreta, ao contrário, deveria ser atraente e altamente visual. A estética é transferida para a estrutura e transforma o sistema estático banal das vigas da chaminé de luz em um padrão gráfico e visual. Assim, criamos o conceito de um ornamento funcional, onde a chaminé de luz como um atrativo visual também serve como uma viga treliçada. Graças a isto, não são necessárias colunas em seu centro, já que a construção da estrutura composta por cinco armações transversais é reforçada perpendicularmente por esta viga treliçada.

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
© Filip Marčák

A instalação foi construída durante o Field of Sparks Artweek com o apoio financeiro do Fundo Visegrad em Ipolytarnóc, Hungria.

Pavilhão do Farol / Grau Architects - Fotografia de Exterior
© Filip Marčák

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ipolytarnóc, 3138 Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão do Farol / Grau Architects" [Lighthouse Pavilion / Grau Architects] 06 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974669/pavilhao-do-farol-grau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.