Casa e Atelier / fala

Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, FachadaCasa e Atelier / fala - Fotografia de InterioresCasa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores, PortaCasa e Atelier / fala - Fotografia de InterioresCasa e Atelier / fala - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Equipe De Projeto: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Costanza Favero, Rute Peixoto, Lera Samovich, Elisa Sassi, Joana Sendas, Paulo Sousa
  • Cliente: fala
  • Paisagismo: Pomo
  • Empreiteira: Engilaco
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício estava escondido no centro da cidade. Três pisos, três portas de entrada e um perímetro desequilibrado. Cada piso sugere uma lógica espacial diferente, mas todos partilham a mesma linguagem, a mesma materialidade e o mesmo conjunto de elementos banais.

Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores
© Ricardo Loureiro

O piso inferior é uma planta livre em relação com o jardim. O piso seguinte tem um apartamento com uma porta listada rosa e branca. O último piso tem o maior apartamento onde seis salas são cuidadosamente organizadas à volta de um alto hall central. Todos os espaços interiores são pintados em branco com alguns elementos em betão expostos e alguns excepções pontuais. As portas são brancas com brilho e os seus aros em madeira. O suave padrão de xadrez do marmorite azulado não respeita as linhas definidas pela planta e vice-versa.

Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores
© Ricardo Loureiro
Casa e Atelier / fala - Imagem 11 de 11
Colagem
Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Concreto
© Ricardo Loureiro

A casa tem apenas dois alçados A fachada da rua, original, era desequilibrada e ligeiramente curva, sendo re-restruturada: as três portas receberam cor forte, uma janela desapareceu, um círculo de mármore foi introduzido e o “chapéu” ficou visível de longe. A fachada tardoz foi reconstruída de raiz com uma proporção muito diferente, mais alta e vertical. Uma clara hierarquia de vãos reflecte a distribuição do programa. Tudo começa com uma elegante coluna azul. A porta rosa contrasta com o grande envidraçado e quatro janelas idênticas sugerem um uso doméstico nos pisos superiores. A superfície de betão pintado de branco voa acima da grande janela. Um círculo perturba a simetria e termina a figura.

Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Ricardo Loureiro
Casa e Atelier / fala - Fotografia de Interiores, Porta
© Ricardo Loureiro

Viver e trabalhar no mesmo edifício é delicado mas conveniente. Cada piso é uma experiência diferente onde o principal ponto em comum é um certo sentido de lazer.

Casa e Atelier / fala - Fotografia de Exterior
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa e Atelier / fala" 06 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974660/casa-e-atelier-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.