Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, TerraçoTea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, ConcretoTea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, FlorestaTea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, JardimTea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos Responsáveis: Álvaro Siza, Carlos Castanheira, Jong Kyu Kim
  • Escritório Em Portugal: CC&CB Architects
  • Coordenadora De Projeto: Diana Vasconcelos
  • Equipe De Projeto: Adele Pinna, João Figueiredo, Francesca Tiri, Nuno Campos
  • Escritório Na Coreia: M.A.R.U. Metropolitan Architecture Research Unit
  • Coordenador De Projeto: Jong Kyu Kim
  • Colaboradores: Min Kim
  • Estrutura: HDP - Construction And Engineering Projects, Paulo Fidalgo
  • Instalações Mecânicas: M.A.R.U. Metropolitan Architecture Research Unit
  • Eletricidade: M.A.R.U. Metropolitan Architecture Research Unit
  • Serralheria: NORFER
  • Cidade: Jeju
Mais informaçõesMenos informações
Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Park Wansoon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeiro fizemos a Casa – a Casa de Jeju. Depois foi- nos solicitado projetar uma Tea House. O que é uma Tea House? Foi a nossa primeira questão. Que bom ser arquiteto e sermos confrontados com novos programas, novos desafios. Encontrar solução para algo, estudando, aprendendo.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Costa
© Park Wansoon

Como salvaguarda da Casa, o cliente comprou o terreno a poente de modo a ampliar a área de jardim e também construir um espaço onde lhe fosse possível receber convidados sem que a privacidade da Família e da Casa fosse perturbada. Ampliar algo que já está construído e onde todos estão contentes com o resultado, é uma tarefa que pede reflexão.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Jardim
© Park Wansoon
Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Imagem 27 de 44
Planta de situação
Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Concreto
© Park Wansoon

A Casa já tinha um “anexo” – a casa do caseiro – que está perfeitamente integrada na volumetria, materialidade e funcionalidade. Este novo “anexo” não poderia ter o prejurativo aspeto de anexo. Algo inferior, ao fundo do quintal, de menor qualidade construtiva e – quase sempre – sem preocupações estéticas. Um anexo. As exigências dos Clientes – e as nossas – sempre foram altas.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior
© Park Wansoon

Usar os mesmos materiais? O mesmo jogo de volumes e volumetria? Parecia-nos difícil pela diferença de programa e vontade dos Clientes. Curiosos – sempre - da arquitetura tradicional – neste caso da arquitetura tradicional coreana – recolhemos informação e visitámos os melhores exemplos, em especial os mais próximos, ali mesmo na Ilha de Jeju. Obras magistrais. Sobretudo as em madeira.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Terraço
© Park Wansoon

Pareceu-nos que os materiais deveriam ser: pedra e madeira e cobre. Fizemos uma primeira proposta, até para acertarmos o programa e perceber necessidades e expetativas. O sítio deveria ser o mais elevado para dali se deslumbrar o mar e o infinito. O resto seria paisagem de jardim. Localizada ao centro do novo terreno, era necessário fazer ligações. Fáceis, mas de rápida perceção.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Imagem 34 de 44
Cortes

O programa é bastante simples. Um espaço amplo de estar onde se possa – com cerimonial – preparar, servir e degustar um precioso chá, mas também – com semelhante cerimonial - abrir uma garrafa e saborear um excelente vinho. Ficámos a perceber que a denominação de Tea House é um pouco mais ampla. Um quarto para repouso, mas também onde uma visita poderia pernoitar com todo o conforto. Um banho, de uso tipicamente coreano, onde é possível a sua utilização total ou parcial.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Porta, Cadeira, Viga
© Park Wansoon
Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Imagem 31 de 44
Planta baixa
Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Park Wansoon

As divisórias são portas de correr que – copiando e interpretando belos exemplos tradicionais – permitem que o quarto de feche totalmente, parcialmente ou que se abra completamente sobre a paisagem. O banho também. Um jogo de – quase – infinitas possibilidades, permitindo que espaços se transformem e se outras atividades aconteçam. No exterior uma grande varanda a sul – coberta – e um grande terraço a nascente.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço
© Park Wansoon

Decidido que a Tea House teria o seu contato com o terreno em pedra – pedra quase negra de Jeju, vulcânica – e madeira em toda a sua estrutura, divisões e mobiliário. A impermeabilização ficou garantida por folha de cobre. Mas como a fazer? Na Coreia foi-se perdendo o conhecimento de construir em madeira. Propusemos o desafio de fazer todo o trabalho de construção em oficina em Portugal e enviar tudo prefabricado para posterior montagem in situ. Foi de imediato aceite e um novo desafio nos foi posto.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Floresta
© Park Wansoon

A madeira escolhida foi Afizélia ou Dossié – afzélia pachyloba. A experiência com a Casa de Chá da Boa Nova – Álvaro Siza 1958-1963 – comprovou as suas qualidades, mesmo em frente ao mar e à agressividade da intempérie. Habituámo-nos que projetar e construir na Coreia é fácil e sobretudo compensador pois a vontade de fazer bem é primordial. Agora era-me possível construir a madeira mesmo ali ao pé do escritório, ao pé de casa.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Imagem 38 de 44
Esquema estrutural

Serrar, testar, aparelhar, montar, para depois desmontar e em dois contentores enviar para a Coreia. Depois foi necessário enviar quatro carpinteiros portugueses para a montagem. Embora a língua pudesse parecer um obstáculo, a obra de construção civil – betão, infraestruturas, correu sem problemas, pois projetos foram respeitados e tudo corretamente respeitado. Quando a madeira chegou, foi montar num trabalho sincronizado de pré-fabricação, onde a linguagem é consensual e entendível por todos.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Porta, Floresta, Viga
© Park Wansoon

Tudo lá está e nada é visível. É habitual nos nossos Projetos e Obras. Todas as Infraestruturas necessárias a um ótimo conforto foram integradas, mas não preponderantes. Existentes, mas ausentes à vista, por  desnecessário, por inestético.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Jardim
© Park Wansoon

As ligações – pedonais – com a Casa, também deveriam ser algo natural, como se sempre ali estivessem. Uma ligação de serviço mais em cima e outra que desde a entrada da Casa permite um passeio pelo jardim ou ir até à Tea House. Uma “porta” faz a ligação entre a Casa e a Tea House. O jardim – da mesma autoria do jardim da Casa - arquiteta paisagista Seo-Ahn STL Total Landscape – é uma daquelas surpresas que – quase - só acontecem na Coreia pela experiência e conhecimento de muitos séculos. Aconteceu num “abrir e fechar de olhos” e está como se sempre assim foi.

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Imagem 43 de 44
Croqui

Projetar e construir assim é o sonho de qualquer arquiteto. Pelo menos dos que sonham. A realidade é – habitualmente – bem diferente. Agora já sei o que é uma Tea House e o que lá se pode beber.

Porto-Zurique, 11 de Dezembro de 2021.
Carlos Castanheira

Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira - Fotografia de Exterior, Janela
© Park Wansoon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jeju, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tea House – Ilha de Jeju / Álvaro Siza Vieira + Carlos Castanheira" 05 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974547/tea-house-nil-ilha-de-jeju-alvaro-siza-vieira-plus-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.