Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura

Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, CadeiraApartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, VigaApartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Porta, VigaApartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  102
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Archicad, Rivatti, Tok&Stok, Trimble, Usina Móveis
  • Arquiteto Líder: Guilherme Nogueira
  • Equipe De Projeto: Maurício Ambrosi Rissinger, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer, Yasmin Feijó Jaskulski, Sophia Frantz Do Amaral, Amanda Hoffmann De Abreu, Luiza Dala Rosa, Júlia Külzer, Laura Hack, Camila Eisenhut
  • Colaboradores: Usina Móveis
  • Engenharia: Bloccos Construtora
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Se existe um bom exemplo de estratégia de projeto para valorização do imóvel e mudança total na tipologia do apartamento através de uma reforma de interiores, é o caso deste apartamento localizado na capital gaúcha.

Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Mesa, Bancada, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Originalmente o apartamento possuía 2 dormitórios de dimensões muito parecidas, além de uma grande área destinada a lavanderia, banheiro e dormitório de serviço. Isso entregava ao serviço 24m², o que representava praticamente ¼ da área total.

Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Bancada, Iluminação, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi
Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga, Fachada
© Marcelo Donadussi

Definimos como estratégia eliminar a dependência de serviço e usamos os quase 10m² para montar nosso novo quebra-cabeças. Posicionamos o lavabo logo na entrada do apartamento e conseguimos criar duas suítes, uma mais ampla para o casal e outra secundária para o filho que está por vir. E por fim, ainda utilizando a área proveniente do serviço antigo, encaixamos o home office com acesso voltado para o estar.

Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Marcelo Donadussi

O layout original já era generoso com a área social, porém havia um rebaixo na sala da lareira que condicionava a posição do mobiliário fragmentava os ambientes. Nivelamos o piso de toda a área social, eliminamos a lareira e a transformamos em uma generosa parrilla. O jantar teve assim sua posição definida, ficando entre e cozinha e a sacada da parrilla e com isso estava também zoneada a área do estar.

Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 24 de 24
Layout

O serviço, apesar da redução de área ficou condizente com o tamanho do apartamento e possui ventilação e iluminação ideais. Esta solução transformou por completo o imóvel, que agora se encaixa perfeitamente ao modo de vida contemporâneo e se posiciona no mercado como um ótimo investimento, valorizando o patrimônio dos proprietários.

Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Barão do Cotegipe - São João, Porto Alegre - RS, 90540-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento GT / Oficina Conceito Arquitetura" 28 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974237/apartamento-gt-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.