Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaSede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de ExteriorSede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, PortaSede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de InterioresSede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Mais Imagens+ 13

Mais informaçõesMenos informações
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Antonio Navarro Wijkmark

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta de implementação da Sede Corporativa do Médicos Sem Fronteiras concluída em 2019 em Barcelona transforma um edifício existente localizado no bairro 22@ promovendo espaços funcionais e biofílicos concebidos para pessoas. A antiga edificação era um volume industrial com quatro níveis iguais e uma cobertura que sofreu diversas transformações ao longo da sua vida útil.

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Antonio Navarro Wijkmark

O edifício ocupava quase toda a superfície do terreno, gerando espaços muito profundos e com pouca iluminação e ventilação natural, sendo a cobertura utilizada exclusivamente para as instalações. É proposta a inclusão de um pátio verde e em camadas, melhorando as condições de iluminação e ventilação dos espaços interiores. O corte escalonado otimiza a entrada de luz em todos os andares e gera terraços que ampliam as áreas de trabalho com novos espaços de reunião e encontro ao ar livre. Uma nova escada é também incorporada ao pátio, reforçando a ligação entre os níveis e promovendo hábitos saudáveis. A vegetação acaba sendo protagonista da maioria dos espaços externos, promovendo a biodiversidade e gerando espaços biofílicos.

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Antonio Navarro Wijkmark
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Imagem 16 de 18
Corte
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Porta
© Antonio Navarro Wijkmark

O térreo é entendido como um prolongamento da via pública, diretamente relacionado com a fachada principal e o acesso ao edifício. É projetado um hall muito versátil que incorpora diferentes elementos do programa; o bicicletário e a recepção situados na entrada do edifício, o foyer e o auditório diretamente ligados a este espaço e o pátio verde como pano de fundo. Os postos flexíveis de trabalho situam-se nos quatro níveis superiores e se organizam em torno do novo pátio central, favorecendo a relação com os terraços e a vegetação. Os pavimentos estão estruturados com uma área diáfana central para espaços de trabalho e duas faixas laterais, localizadas nas paredes divisórias do edifício, onde se encontram os núcleos de comunicação vertical, os núcleos de serviço, as salas de reuniões, os escritórios e as áreas de descanso.

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© Antonio Navarro Wijkmark
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© Antonio Navarro Wijkmark

A nova cobertura dinâmica promove espaços exteriores de encontro e produção. Ela está estruturada em duas áreas, uma é a esplanada principal do edifício ligada ao pátio central e à fachada da Rua de Zamora, onde estão os espaços de estar e de convívio relacionados com a abundante vegetação e protegidos por toldos móveis. A outra área, por sua vez, está destinada às instalações do edifício, aproveitando elementos existentes como o pergolado metálico para incorporação de painéis fotovoltaicos. “As estratégias não só respondem as necessidades do programa e operação do edifício, mas também estudam as repercussões das diferentes ações e da escolha dos materiais, priorizando um projeto sustentável, que respeita o meio ambiente e aposta na mudança de paradigma entendendo a emergência climática que estamos presenciando”.

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores
© Antonio Navarro Wijkmark

O projeto é desenvolvido de acordo com os seguintes critérios de sustentabilidade: A reciclagem urbana ao reformar o edifício existente que significou menos da metade das emissões de CO2 em comparação com o que significaria derrubá-lo e reconstruí-lo. Promoção da biodiversidade com o desenho de um edifício biofílico onde a vegetação é protagonista na cobertura, pátio, fachadas e interiores, melhorando a saúde das pessoas, a qualidade do ar e a biodiversidade da cidade. Reciclagem e reaproveitamento da água da chuva do edifício para uso próprio, promovendo a economia circular. A água da chuva é captada da pérgula fotovoltaica, armazenada em tanques e utilizada para a irrigação da vegetação do prédio.

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Antonio Navarro Wijkmark
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Imagem 17 de 18
Planta - Térreo
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Antonio Navarro Wijkmark

A mobilidade sustentável é promovida através da implementação do bicicletário na entrada principal do edifício, complementando a nova rede de mobilidade sustentável da cidade. Também são promovidos percursos interiores saudáveis ​​com a incorporação da nova escada no pátio central, visível de todos os espaços. Elementos estratégicos estão localizados na cobertura, como toldos móveis e superfícies refrescantes com vegetação abundante que ajudam a amenizar a ilha de calor das cidades. Materiais ecológicos, recicláveis e locais ​​são escolhidos. A madeira certificada é o principal material do projeto. Estratégias passivas são desenvolvidas para atingir um consumo mínimo de energia, como o reforço do isolamento em tetos e fachadas e a renovação parcial da carpintaria, melhorando a eficiência energética do envoltório. O edifício está conectado à rede districlima e a pérgula de painéis fotovoltaicos na cobertura produz energia elétrica, contribuindo para uma maior eficiência energética e produtividade. A saúde e o bem-estar dos usuários é a principal estratégia do projeto, promovendo ações que melhoram o conforto espacial, físico e material, como a incorporação do pátio central ou o uso de materiais naturais. Reabilitar é uma oportunidade de transformar edifícios obsoletos e ineficientes conferindo uma nova vida, otimizando recursos e construindo com menos impacto ambiental.

Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Antonio Navarro Wijkmark
Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Corrimão
© Antonio Navarro Wijkmark

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Institut Municipal d'Urbanisme, C. de Bolívia, 105, 08018 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Médicos Sem Fronteiras em Barcelona / Batlleiroig" [Sede de Médicos Sin Fronteras en Barcelona / Batlleiroig] 19 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973595/sede-do-medicos-sem-fronteiras-em-barcelona-batlleiroig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.