Instalação de Resfriamento Urbano / AREP

Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de ExteriorInstalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de ExteriorInstalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 4 de 29Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de ExteriorInstalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: AREP
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:AREP Vietnam
Mais informaçõesMenos informações
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vietnã é considerado um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas no mundo. Prevê-se que fenômenos climáticos como inundações, tufões, ondas de calor e secas aumentem tanto em intensidade quanto em frequência nos próximos anos. Entre os vários problemas que as cidades vietnamitas enfrentam, as ondas de calor são provavelmente os eventos mais longos e cíclicos.

Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam

Ainda assim, as soluções modernas de condicionamento climático têm um alto custo ambiental. Elas exigem uma quantidade enorme de energia das usinas movidas a carvão e - além do vazamento de gás na atmosfera - alimentam diretamente as mudanças climáticas. Aproveitamos a oportunidade da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul 2021 “Construindo uma Cidade Resiliente” para projetar um dispositivo de resfriamento alternativo que não usa energia nem gás. Procurávamos uma solução 100% sustentável, de baixa tecnologia e acessível.

Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 27 de 29
Corte
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 21 de 29
© AREP Vietnam

Durante séculos, as civilizações antigas resfriaram seus edifícios usando o frescor natural da água por meio do princípio adiabático. Para evaporar, a água precisa da energia que é “absorvida” do calor ambiente, gerando o efeito de resfriamento. Para compreender facilmente, imagine um corpo d'água em um parque no verão: quanto mais perto você chega dele, mais sente um ar fresco.

Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 28 de 29
Vista em Camadas
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 4 de 29
© AREP Vietnam

Paralelamente, o artesanato vietnamita continua vibrante e o interior do país está repleto de vilas de artesãos, cada uma especializada em um comércio específico, como bambu, seda, cerâmica e muitos outros. Isso nos ajudou a projetar um dispositivo de resfriamento de baixa tecnologia usando o princípio adiabático associado ao conhecimento de um artesão local. Foi criada uma torre de bambu com forma hiperboloide para conferir estabilidade estrutural. Entre os polos principais instalou-se um meio no qual a água corre por gravidade e em seu centro está uma espécie de soprador que captura o ar quente de cima e o empurra para baixo à altura de um homem. Ao cruzar a água duas vezes, o ar é resfriado naturalmente pelo princípio adiabático.

Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 29 de 29
Axonométrica
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Imagem 24 de 29
© AREP Vietnam

Para provar a eficiência do nosso projeto, decidimos construir um protótipo em Hanói. Desenvolvemos nosso próprio modelo digital paramétrico em BIM para estudar várias formas potenciais e efeitos de resfriamento e, com a ajuda de um artesão local que trabalha com bambu, fomos capazes de construir um protótipo operacional em escala real.

Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam
Instalação de Resfriamento Urbano  / AREP - Fotografia de Exterior
© AREP Vietnam

No dia do teste conseguimos baixar a temperatura em 6° C, de 30° C para 24° C, comprovando a viabilidade do design e fazendo uma enorme diferença no conforto ao ar livre, já que era possível sentir genuinamente um ar mais fresco ao redor do dispositivo. Nossa ambição agora é implementar esta solução sustentável, de baixa tecnologia e baixo custo em climas mais secos, como em cidades ao redor da bacia do Mediterrâneo ou no Golfo, onde o resfriamento adiabático é ainda mais eficiente. Durante os verões quentes e secos, nosso conceito será ideal para resfriar espaços ao ar livre, como praças públicas, ruas de pedestres ensolaradas ou até edificações maiores como estações de trem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hanoi, Hoàn Kiếm, Hanoi, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Instalação de Resfriamento Urbano / AREP" [Adiabatic Urban Cooling / AREP] 18 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973594/instalacao-de-resfriamento-urbano-arep> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.