Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados

Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de ExteriorCasa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaCasa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de ExteriorCasa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Mais Imagens+ 30

  • Arquiteto Líder: Nuno Campos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa insere-se num cenário bucólico, onde predomina o verde da vegetação e as construções de pequena escala dispersas pelo território. Os montes serpenteiam e delimitam a paisagem, tanto a Norte como a Sul. A casa foi construída sobre uma ruína e ao contrário dessa ruína tenta elevar-se para ver a paisagem, que se apresenta ainda em estado natural, sem grandes vestígios de alteração por parte do homem. 

Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Fernando Guerra | FG+SG

O terreno apresentava várias plataformas a diferentes níveis. A nova construção (destinada a casa de férias) para além de tirar partido da paisagem, teria que ficar integrada na morfologia do terreno e permitir preservar parte da memória da preexistência. A resposta a estes três pressupostos esteve na génese da proposta. A solução encontrada proporciona uma ocupação que estabelece o equilíbrio desejável entre o espaço construído e o espaço não construído e que se insere no local de forma diferenciadora, mas circunscrita e atenta. 

Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Imagem 30 de 35
Planta Baixa
Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O projecto procurou desde o primeiro momento a utilização de um material natural, sensorialmente confortável e tradicional. A constatação da existência de inúmeros espigueiros nas redondezasonde sobressaía a utilização da madeira de forma simples e despojada, talvez tenha sido decisiva e acabou por inspirar fortemente a materialidade deste projeto. E assim, com naturalidade, a madeira foi utilizada como material estrutural e de revestimento, tanto no interior como no exterior. O uso da madeira não remeteu para uma linguagem ou uma utilização mais convencional ou tradicional mas, pelo contrário, tentou-se inovar no desenho e trabalhareste material de forma mais expressiva e sensorial.

Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Imagem 31 de 35
Seçao
Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

No piso inferior a sala e a cozinha abrem generosamente para o jardim onde se recuperou o espigueiro cuja materialidade foi transposta para o volume superior da habitação onde se localizam os quartos. Este volume, todo construído em madeira, foi pré-montado na carpintaria em módulos, que depois de reajustados foram desmontados, transportados e montados de forma definitiva em tempo recorde, como se de peças de legos se tratasse.

Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

No exterior a delicadeza da madeira no piso superior contrasta fortemente com o aspeto rude dos muros de betão no rés-do-chão. No interior domina a madeira metricamente estudada, onde nenhuma junta foi deixada ao acaso e onde os seus nós expressivos e anárquicos são responsáveis por quebrar essa rigidez métrica e criar uma tensão, uma sensação de desordem controlada. Nos tetos a estrutura de madeira transmite um estranho sentimento de conforto, ordem e serenidade. No final, apesar do design claramente contemporâneo, a casa responde plenamente ao imaginário do cliente, tornando-se o refúgio de madeira com que sempre sonhou.

Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Baião, Porto / Traço Alternativo Arquitectos Associados" 06 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973504/casa-de-baiao-porto-traco-alternativo-arquitectos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.