Casas de Mompilher / Ana Coelho Arquitectura

Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, JanelaCasas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Madeira, Iluminação, CamaCasas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca, CorrimãoCasas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Mais Imagens+ 11

Mais informaçõesMenos informações
Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Intervenção num conjunto de dois edifícios do século XIX, situados no coração da baixa do Porto, criando onze unidades de habitação e duas unidades de comércio/restauração ao nível térreo, tirando também partido do logradouro ajardinado nas traseiras.

Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© João Morgado
Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Imagem 15 de 16
Plantas
Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Madeira, Iluminação, Cama
© João Morgado

A complexidade do projecto residiu na união dos dois edifícios enquanto se procurava respeitar e manter tanto quanto possível a estrutura existente e elementos arquitectónicos característicos de ambas as construções, adaptando o seu interior a tipologias que fossem compatíveis com as actuais exigências de conforto na habitação e preparando-o para um uso que estendesse significativamente a sua vida útil, numa perspectiva de sustentabilidade. 

Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores
© João Morgado

O desenho da fachada principal foi mantido na generalidade, alterando-se apenas a forma da cobertura. Na fachada tardoz foram mantidos os elementos estruturais e a pequena capela de granito existente no último piso. A esta volumetria original, foi acrescentado um volume novo e um sistema de sombreamento que assegura a privacidade dos espaços exteriores dos apartamentos, ao mesmo tempo que imprime uma imagem contemporânea ao conjunto. 

Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca, Corrimão
© João Morgado

Os interiores foram idealizados como uma combinação de materiais clássicos e contemporâneos, utilizando tons escuros de vidro e resinas de pavimento, em contraste com mármores naturais claros e azulejos tridimensionais coloridos. 

Casas de Mompilher  / Ana Coelho Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão, Balcão
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua da Conceição, Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas de Mompilher / Ana Coelho Arquitectura" 08 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973218/casas-de-mompilher-ana-coelho-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.