Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraCasa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Bancada, CadeiraCasa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Mais Imagens+ 29

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: André Di Gregorio, Rodrigo Maçonilio
  • Equipe De Projeto: Lais Pannia, Renata Fassio, Victoria Menezes, Andrei Barbosa, Vitor Gomes
  • Engenharia: S&C Engenharia
  • Consultores: Ramoska e Castellani
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta
© Maura Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma Casa de Vila Revisitada.

Antes. O convite para o redesenho de uma residência unifamiliar foi feito por uma jovem família.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Maura Mello

Em nossa primeira visita ao futuro lar, fomos guiados a partir de uma conversa sobre os desejos de mudança. Entramos no lote, e após passar por duas vagas de automóveis - cobertas por repetidas vigas de concreto -, abrimos uma pequena porta para adentrarmos ao primeiro cômodo da casa, a sala de estar. Dali para frente, a cada nova abertura de portas um novo cômodo era descoberto, deixando clara a compartimentação da planta original, que, embora tivesse uma boa área de quintal, não aproveitava de suas possibilidades de uso - a não ser para secar as roupas ao sol.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

Ao sairmos em direção ao quintal, notamos que o terreno tinha um formato triangular, se alargando à medida que era percorrido desde a calçada. Nos fundos, a edícula ocupava o terreno de um lado até o outro, organizando: lavanderia, varal, dormitório de serviço e depósito. 

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Imagem 30 de 34
Planta layout pavimento térreo

No final do dia os principais desejos ficaram claros. Precisaríamos descompartimentar e rearranjar o uso dos espaços.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Maura Mello

Durante / Depois. Para a subtração das paredes, de alguns pilares de concreto e reposicionamento da escada; pórticos metálicos foram instalados ao longo da planta, reforçando a estrutura.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

A antiga vaga de garagem - coberta por pérgolas de concreto - passou a organizar a chegada da casa. Ao passar pelo novo conjunto de portas metálicas e pelo pórtico em chapa metálica dobrada, adentra-se ao hall. O espaço conta com móveis em concreto armado e é demarcado tanto pelo rebaixo do piso - mesmo nível do quintal -, quanto pela materialidade, o fulget.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

Ao subir um degrau, guardada por um painel em tábuas de madeiras, está a sala de tv. O espaço pode ser aberto ou fechado a partir de uma porta de correr do mesmo material. Do lado oposto ao painel/sofá, a escada metálica que dá acesso ao primeiro pavimento tem o primeiro patamar construído em concreto, este que por sua vez, já em formato de banco, percorre toda a extensão da planta.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello
Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Maura Mello

Ao correr o painel da sala de tv, nota-se que: sala de estar, sala de jantar, jardim interno e cozinha, agora possuem vista para o quintal, e além disso, já não possuem separações físicas entre eles. Para reforçar a integração dos ambientes, adotamos o mesmo material para o piso, o concreto polido em obra.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

Parte da iluminação natural do estar se dá por uma abertura zenital, que, filtrada por um muxarabi de madeira, desenha um belo jogo de luz e sombra sobre as plantas. O desenho dessa abertura se repete no desenho do piso - revestido de ladrilho hidráulico vermelho.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Maura Mello
Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maura Mello

No fundo do lote - demarcada pelo vigamento metálico no sentido transversal - está organizada a área molhada do térreo. Ilha de cocção da cozinha e bancada da retaguarda, rompem os limites entre área interna e externa, servindo de apoio para a área da churrasqueira. 

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Imagem 34 de 34
Croqui

Ao subir a escada metálica - atirantada no reforço estrutural - chega-se ao pavimento dos dormitórios. Disposta do lado voltado para a calçada da vila, a suíte da filha conta com uma nova varanda, executada sobre as pérgolas de concreto da antiga garagem. Além disso, o banheiro conta uma janela em formato cilíndrico, que ao entardecer gera uma luz interessante na fachada. A suíte do casal é voltada para os fundos do lote, e é caracterizada por sua marcenaria em formato orgânico. Além disso, conta com um terraço sobre a laje da cozinha.

Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Maura Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Arabá / Estúdio BRA Arquitetura" 07 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973103/casa-araba-estudio-bra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.