Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects

Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de ExteriorComplexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores, VigaComplexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores, TijoloComplexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de ExteriorComplexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Mais Imagens+ 13

Jabriya, Kuwait
  • Arquitetos Responsáveis: Nasser B. Abulhasan, Joaquín Pérez-Goicoechea
  • Arquitetura: AGi architects
  • Cidade: Jabriya
  • País: Kuwait
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores
© Mohammad Taqi Ashkanani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Wafra Living da AGi architects propõe uma organização habitacional inovadora no Kuwait, um novo modelo de habitação multi-familiar como resposta social às necessidades habitacionais do país. O projeto é guiado pelas exigências da vida contemporânea, equilibrando as normas tradicionais, e reintroduzindo a vida urbana ao nível do edifício. O complexo foi projetado com uma torre alta, afastada da rua, e um edifício em forma de L definindo o perímetro da rua. O projeto foi concebido para maximizar a privacidade na comunidade, ao mesmo tempo, que proporciona ampla luz natural e espaços comuns internos e externos. Diversas aberturas no térreo dos edifícios perimetrais proporciona melhores vistas para os apartamentos da torre.

Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Exterior
© Mohammad Taqi Ashkanani
Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Imagem 18 de 18
Corte
Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Mohammad Taqi Ashkanani

O complexo combina em diferentes níveis escalas domésticas e coletivas, tanto privadas quanto públicas. A arquitetura define o perímetro da quadra e cria uma série de espaços abertos no interior do terreno para a comunidade, com diversos usos. Os balanços do edifício atraem a vida das ruas para dentro do edifício. O pavimento térreo se abre para o bairro com instalações de varejo acessíveis no nível da rua, integrando-se ao tecido urbano, e conectando uma praça através de um jardim inclinado e escalonado. O projeto é composto por 16 tipos de tipologias habitacionais — desde dois quartos até quatro quartos em duplex — distribuídos em cinco núcleos para atender a uma variedade de inquilinos.

Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores
© Mohammad Taqi Ashkanani
Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Imagem 17 de 18
Planta Pavimento Tipo
Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores
© Mohammad Taqi Ashkanani

As instalações públicas do projeto incluem múltiplos jardins, ginásios, piscinas, áreas para crianças, quadra de squash, terraços públicos e espaço comunitário multiuso. A  "Praça Alta" foi projetada como uma grande área comunitária privativa para todos os inquilinos, que inclui jardins, piscinas e acesso ao ginásio para desfrutar de atividades de lazer em um ambiente mais privado. 

Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mohammad Taqi Ashkanani

O envelope do edifício proporciona um ambiente seguro para os habitantes, protegendo-os da rua. Deste nível, avista-se uma malha de alumínio: uma pele dupla que sobe a fachada interna que contém as circulações de emergência, e oculta os diversos espaços de serviço que não dizem respeito ao público. Atrás da estrutura estão os cinco núcleos, que conectam os pavimentos residenciais.

Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mohammad Taqi Ashkanani
Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Mohammad Taqi Ashkanani

Técnicas de design passivo e materiais inovadores são usados para maximizar o isolamento térmico e minimizar o consumo de energia, melhorando também a ventilação do edifício, e evitando o efeito de "ilha de calor" que ocorre neste tipo de desenvolvimento urbano. Com a pandemia, tipologias como esta despertaram um interesse renovado, pois oferecem uma variedade de espaços "comunitários" e públicos, cruciais para o nosso bem-estar como sociedade. O Wafra Living é socialmente orientado, ambientalmente responsável e consciente do seu comportamento. O projeto serve de exemplo de como abordar as questões urbanas e redefinir áreas, tornando-se assim um catalisador para o crescimento futuro da cidade.

Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects - Fotografia de Exterior
© Mohammad Taqi Ashkanani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jabriya, Kuwait

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Residencial Wafra Living / AGi Architects" [Wafra Living / AGi Architects] 07 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972999/complexo-residencial-wafra-living-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.