Morre Ruy Ohtake aos 83 anos

Na manhã deste sábado (27), Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, morreu. O arquiteto paulistano responsável por diversos marcos arquitetônicos na cidade de São Paulo tinha um câncer de medula, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Morre Ruy Ohtake aos 83 anos - Imagem 5 de 6
Residência Luiz Izzo. Foto © Nelson Kon

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1960, o arquiteto se inspirou em Niemeyer e Aleijadinho para ousar em seu traço marcante, que tem como principal característica as cores e o uso de curvas - um contraponto à arquitetura paulista da época. Em sua carreira como professor, passou pela Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2007.

Morre Ruy Ohtake aos 83 anos - Imagem 6 de 6
Ruy Ohtake falou a respeito de trabalhos em Heliópolis durante palestra em Brasília. Foto: Karina Santiago/Centro Cultural do TCU. Imagem Cortesia de Centro Cultural TCU

Ruy era um dos nomes mais influentes da arquitetura brasileira contemporânea. Entre as mais de 300 obras assinadas pelo arquiteto, destacam-se a residência criada para sua mãe, os "redondinhos" de Heliópolis, a sede do Instituto Tomie Ohtake, os hotéis Renaissance e Unique, a Embaixada Brasileira em Tóquio e o Parque Ecológico do Tietê.

Morre Ruy Ohtake aos 83 anos - Imagem 3 de 6
Hotel Renaissance. Foto © Tatewaki Nio
Morre Ruy Ohtake aos 83 anos - Imagem 2 de 6
"Redondinhos”, em Heliópolis, São Paulo. Foto: Cortesia de Centro Cultural TCU
Morre Ruy Ohtake aos 83 anos - Imagem 4 de 6
Residência Família Ohtake. Foto ©Nelson Kon

Esta reportagem está em atualização.

Fontes: Folha de S. Paulo, G1

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Morre Ruy Ohtake aos 83 anos" 27 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972622/morre-ruy-ohtake-aos-83-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.