Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaIvo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, IluminaçãoIvo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, FachadaIvo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaIvo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 24

Porto Alegre, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3822
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Archicad
  • Projeto Arquitetônico: Eduardo L Maurmann, Elen B Maurmann, Paula Otto,Yuri Endo Kokubun (coordenador) e Equipe Arquitetura Nacional.
  • Paisagismo: Arquiteto Daniel Dillenburg
  • Projeto Estrutural: Vantec Estruturas LTDA, Vantec Estruturas LTDA
  • Projeto De Interiores: Victória Rizzo Arquitetura, Victória Rizzo Arquitetura
  • PPCI: Supernova Engenharia de Incêndio, Supernova Engenharia de Incêndio
  • Fundações: R2A Projetos, R2A Projetos
  • Impermeabilização: Cruz e Cruz, Cruz e Cruz
  • Ar Condicionado: EJR Ar Condicionado, EJR Ar Condicionado
  • Gás: Fialho Arquitetura, Fialho Arquitetura
  • Compatibilização: Mello Arquitetura, Mello Arquitetura
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se no último terreno do loteamento Jardim Europa, um bairro planejado desenvolvido ao redor de um grande parque urbano – Parque Germânia – na zona norte de Porto Alegre. O lote possui desnível de 4m e, por estar localizado nos limites do loteamento, apresenta formato irregular em decorrência da interface do lote com o tecido urbano consolidado e mais antigo. A menor das faces esta voltada ao Parque Germânia.

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Concreto
© Leonardo Finotti
Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Imagem 22 de 29
Planta Baixa Quarto Pavimento
Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

O conceito inicial do projeto buscou garantir que todos os apartamentos pudessem desfrutar da vista ao Parque Germânia. Dessa forma, o prédio foi dividido em quatro faixas perpendiculares ao parque, que organizam a ocupação dos apartamentos. Assim, buscou-se garantir a melhor orientação para todas as unidades. Esta estratégia surge da necessidade de extrair os potenciais particulares do terreno, ao invés de buscar soluções genéricas e desconectadas de seu entorno de implantação, estratégias que infelizmente ainda são muito empregadas em diversos empreendimentos. A implantação do projeto também faz uso do desnível de 4m, pois o prédio se acomoda ao terreno, garantido acesso em nível aos dois pavimentos de estacionamento (térreo e subsolo).

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Leonardo Finotti

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Leonardo Finotti

O projeto privilegia os espaços de uso comum, buscando trazer ao prédio as características contemporâneas do morar e trabalhar em casa. No térreo, encontram-se as áreas que podem ser empregadas como extensão do escritório: sala de reuniões, estar reservado e um estar mais informal com arquibancada que pode ser utilizada como local de trabalho. Já na cobertura estão as áreas comuns destinadas ao lazer, sendo um salão de festas com terraços descobertos com vista para o parque, estar condominial, terraço com lareira e jacuzzi e uma lavanderia condominial.

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

As quatro faixas horizontais que estabelecem a ordem de ocupação do terreno formam quatro planos verticais que definem a volumetria do prédio. Estes planos possuem alturas diferentes, decorrentes dos recuos de altura provenientes do regime urbanístico. Os planos centrais são mais altos, abrigando além de apartamentos, as áreas condominiais da cobertura.

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Leonardo Finotti

O prédio possui 28 apartamentos, sendo 4 duplex e 24 apartamentos lineares com dois quartos. Os apartamentos possuem layouts flexíveis, que podem ser adequados conforme a necessidade dos moradores, com isso o prédio pode atender diferentes perfis. Todos os apartamentos se abrem para sacadas voltadas ao Parque Germânia.

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

A escolha de materiais foi pautada pela busca da durabilidade e que conferissem uma linguagem contemporânea ao prédio. Assim, os planos verticais possuem fechamento em chapa metálica ondulada, lisa nas partes fechadas e perfuradas nas aberturas. Nos quartos, além de perfuradas, o revestimento metálico possui um sistema de abertura tipo camarão que permite a ventilação e iluminação total do vão. Nas sacadas, os brises sombreiam os ambientes internos permitindo o controle da incidência solar, podendo ser movimentados pelos moradores conforme desejar.

Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ivo Rizzo Quadra K / Arquitetura Nacional" 26 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972493/ivo-rizzo-quadra-k-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.