Google Arts & Culture inaugura exposição virtual gratuita sobre Brasília

Após lançar exposições virtuais das cidades de Parma, na Itália, Pittsburgh e Milwaukee, nos EUA, e Lagos, na Nigéria, a plataforma Google Arts & Culture inaugura agora a coleção Brasília: um Sonho Construído, que apresenta um passeio imersivo pela capital federal projetada por Lúcio Costa.

Com curadoria do Museu Nacional da República, a mostra contou com a colaboração do Arquivo Público do Distrito Federal, Instituto de Arquitetos do Brasil, Museu da Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal e outras organizações sediadas em Brasília. Através de imagens do Google Street View, os visitantes percorrem, por meio de tours virtuais em 360°, os corredores de seis museus da capital, entre os quais Museu de Valores, o Centro Cultural dos Três Poderes e também o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Google Arts & Culture inaugura exposição virtual gratuita sobre Brasília - Imagem 3 de 4
© Joana França

Por meio da tecnologia de Art Camera, imagens de mais de 200 obras de arte foram capturadas em alta resolução, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto, mesmo estando longe, obras que estão exposta do Museu Nacional da República à Fundação Athos Bulcão ou o Museu da Câmara dos Deputados. Ao todo, são 90 exposições que compreendem mais de 4 mil imagens históricas e contam também com recursos educativos para pais e professores.

Seu plano urbano ousado, a efervescência da sua cena artística e os traços modernos marcantes da capital do Brasil, um dos marcos arquitetônicos mais importantes do planeta, estão, agora, acessíveis para amantes da cultura no mundo inteiro que queiram conhecer ou descobrir em um só lugar os tesouros que fazem dessa cidade um incrível museu a céu aberto. — Luisella Mazza, diretora global de operações do Google Arts & Culture.

Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto arquitetônico dos edifícios do Plano Piloto, recebe uma seção dedicada ao seu pioneirismo. Entre suas obras, a Catedral Metropolitana de Brasília ganhou uma versão em 3D que pode ser vista em realidade aumentada pelos visitantes.

O Museu Nacional da República e o acervo representam uma parte da relação entre arte e arquitetura que está na base da construção e concepção de Brasília. É muito importante que ferramentas tecnológicas como o Google Arts & Culture deem essa visibilidade internacional. — Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa.

Google Arts & Culture inaugura exposição virtual gratuita sobre Brasília - Imagem 4 de 4
© Joana França

A exposição Brasília: um sonho construído é gratuita e está disponível aqui ou por meio do aplicativo da Google Arts & Culture para IOS e Android.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Google Arts & Culture inaugura exposição virtual gratuita sobre Brasília" 12 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972266/google-arts-and-culture-inaugura-exposicao-virtual-gratuita-sobre-brasilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.