Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Exterior
© tschinkersten

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de ExteriorCorpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaCorpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de InterioresCorpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de InterioresCorpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Mais Imagens+ 14

  • Arquiteto Responsável: Daniel Sutovsky
  • Cobertura: C & R Abdichtungstechnik GmbH
  • Sistemas Sanitários: FM Installations GmbH
  • Engenharia De Controle: Hans Lohr GmbH
  • Sistemas Elétricos: Gottwald GmbH & Co KG
  • Esquadrias: Felbermayer Fenster und Türen
  • Metal E Vidros: Allmetall Aluminium- und Stahlbau GmbH
  • Portas De Metal: Adolf Tobias GmbH
  • Fachada Alumínio: Reinhard Eder Blechbaugesellschaft m.b.H.
  • Serralheria: Bekehrti GmbH
  • Ladrilhos: AS Stein & Fliesendesign GmbH
  • Pedra Fundida: AFS Stein GmbH
  • Pavimentos: Drini Memedi KG
  • Revestimentos: Friedrich Kletzenbauer Trockenbau GmbH
  • Pintura: Koch Alexander e.U.
  • Cidade: Viena
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© tschinkersten

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o alarme soa no Corpo de Bombeiros de Speising em Viena, os bombeiros têm apenas 30 segundos para se preparar e sair. Quando cada segundo conta, a principal tarefa do arquiteto é garantir a eficiência ideal do processo e, portanto, a funcionalidade tática. Ao mesmo tempo, o briefing para este projeto de infraestrutura vital, um edifício que funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, exigia um projeto arquitetônico diferenciado.

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Imagem 7 de 19
© tschinkersten

No verão de 1927, o Corpo de Bombeiros de Viena mudou-se para as instalações recém-construídas na Speisinger Straße, uma das vias de tráfego mais movimentadas do 13º distrito da cidade. Passados 90 anos, estas instalações deixaram de dar resposta às necessidades operacionais de um serviço de urgência e emergência cujo papel estava em constante evolução e expansão. Em 2018, o Departamento de Resposta a Incêndios e Desastres da Câmara Municipal de Viena lançou um concurso de projeto para um edifício a fim de substituir a estrutura existente voltada para a rua e a reorganização e renovação geral do edifício principal na parte posterior do terreno. O projeto vencedor de illiz architektur foi concluído em janeiro de 2021.

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores, Porta
© tschinkersten

A estação renovada compreende três unidades espaciais / funcionais: hall de veículos, áreas de alta atividade e salas silenciosas. O espaço no edifício do final do século XIX, na parte posterior do terreno, que se prolonga a alguma distância da rua, foi reorganizado e está agora totalmente utilizável. As áreas comuns e a cozinha com sala de jantar contígua e terraço exterior situam-se no térreo; os seis silenciosos “quartos prontos” para os doze bombeiros estão acomodados no andar de cima. O novo corredor de veículos de um andar está voltado para a rua. Agora conectados por uma “estrutura de ligação” que também forma a entrada principal do corpo de bombeiros. Tanto o hall quanto o edifício original permanecem estruturas reconhecidamente independentes. O escritório do comandante está estrategicamente posicionado próximo a esta entrada principal, entre o saguão de veículos e as áreas comuns.

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores
© tschinkersten
Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Imagem 17 de 19
Planta - Térreo

O design termicamente desacoplado do hall é eficiente e sustentável. Um alto grau de pré-fabricação foi escolhido em vista do curto tempo de construção, com elementos de concreto pré-moldado e lajes alveolares cobrindo o corredor de 12 metros de largura, onde três caminhões de bombeiros vermelhos estão prontos para serem acionados a qualquer momento. Disposta ao longo da parede posterior está uma série de armários vermelhos. Em outros lugares, o interior do corredor é dominado por concreto aparente, um material não inflamável que transmite uma sensação de segurança. À esquerda do corredor, um portão de entrada alto regula o acesso ao pátio interno, que oferece espaço para estacionamento de funcionários e exercícios de treinamento. À direita, uma mudança na altura da fachada indica os cômodos auxiliares inferiores atrás.

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores
© tschinkersten

A nova construção apresenta uma fachada contínua para Speisinger Straße e confere ao pátio uma clareza recém-descoberta. Enquanto o hall de veículos, chegando a uma altura de seis metros, se mistura com o contexto urbano mais amplo, a envolvente do edifício com suas portas de garagem dobráveis caracteristicamente altas fornece uma marca muito individual. A fachada com coluna e arquitrave cria um efeito tectônico inesperado e a altura da fachada cria uma lacuna bem-vinda na junção com a barreira adjacente à direita.

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores
© tschinkersten
Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Fotografia de Interiores
© tschinkersten

A escolha do amarelo clássico tantas vezes encontrado nas fachadas vienenses - e que domina Speising - ajuda a ligar o novo edifício aos seus arredores. Esta cor primária forte reúne os vários elementos de metal da fachada e dá ao Corpo de Bombeiros de Speising um caráter distinto. Como um todo, o projeto oferece um espaço de serviço público de proteção para os bombeiros que regularmente arriscam suas próprias vidas para salvar a de outras pessoas.

Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur - Imagem 6 de 19
© tschinkersten

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Speisinger Str. 36, 1130 Viena, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur" [Speising Fire Station / Illiz Architektur] 22 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972124/corpo-de-bombeiros-de-speising-illiz-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.