Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, FachadaEscoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, VigaEscoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, VigaEscoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de ExteriorEscoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Mais Imagens+ 39

Nansana, Uganda
  • Estrutura: Mitsuhiro Kaneda, Tokyo University of Arts
  • Equipe De Projeto: Ikko Kobayashi + Fumi Kashimura, TERRAIN architects
  • Cidade: Nansana
  • País: Uganda
Mais informaçõesMenos informações
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior
© Timothy Latim

Um Aglomerado de Unidades Complementares - A escola estava localizada na periferia da capital ugandesa. O cliente é uma ONG, que tem dirigido o TERAKOYA Primary Education como um projeto de apoio às crianças que perderam seus pais.

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Timothy Latim
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Imagem 40 de 44
Planta baixa
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Timothy Latim
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Imagem 41 de 44
Corte
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Timothy Latim

À medida que aumenta o número de crianças que necessitam de apoio, a escola se expande para construir novas salas de aula. Além de ensinar crianças de diferentes idades, níveis acadêmicos e de diferentes origens familiares, a escola também oferece uma ampla gama de atividades como dança e música, treinamento vocacional e aconselhamento para cuidadores. Portanto, em vez de projetar para tudo o que poderia ser esperado, procuramos criar um espaço que encorajasse o uso aberto e espontâneo, momentos como "Vamos ter uma aula sob a sombra de uma árvore hoje".

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores
© Timothy Latim

O local está localizado em uma colina suavemente inclinada com casas de escala relativamente pequena. Ele se estende de leste a oeste e se inclina ao longo de seu eixo longitudinal. Esperamos criar um grande conjunto com o ambiente circundante através de uma série de pequenos telhados que ressoam com a escala da vizinhança ao redor. As pequenas unidades "incompletas" - muito pequenas para cumprir funções por conta própria - poderiam trabalhar juntas para se complementarem, absorver as diferenças de inclinação e criar espaços que às vezes se conectam e às vezes se separam.

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Escada
© Timothy Latim
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Timothy Latim

O telhado fica em cima de uma estrutura de 5mx5m. O lado mais alto de cada telhado se abre para criar empenas que recebem luz de duas direções e se estendem para capturar a água da chuva dos telhados baixos vizinhos. As cinco "salas de aula", que podem ser fechadas por paredes de tijolos e encaixes, são complementadas pelos "terraços" vizinhos - unidades que possuem apenas uma cobertura e são abertas em todos os lados. As 23 unidades aparentemente aleatórias não são apenas salas de aula e terraços (dentro e fora). Às vezes, as salas de aula se tornam as asas do palco central. Às vezes, três unidades se juntam para formar uma sala conectada maior. O conjunto foi concluído complementando-se funcional e ambientalmente.

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior
© Timothy Latim
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Imagem 39 de 44
Planta de situação
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Timothy Latim

A paisagem está disposta em uma grelha inclinada a 45 graus para facilitar as relações entre as unidades. As colunas de madeira de eucalipto que suportam a estrutura do telhado são colocadas intencionalmente longe dos quatro cantos para convidar o fluxo para dentro das salas. Esse gesto cria uma sensação de conexão não apenas entre as duas cabanas vizinhas, mas também diagonalmente através da rua.

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Timothy Latim
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Imagem 42 de 44
Corte
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Viga
© Timothy Latim

As diagonais também se desenvolvem em uma série de inclinações, cada uma absorvendo uma diferença de nível de 450mm na topografia e criando um movimento em ziguezague através do local. Elas acabam levando à cerca externa, e criam um pequeno espaço entre a cerca e a via pública. A última barraca se estende sobre a cerca e proporciona um espaço sombreado para os vizinhos sob seus beirais. A água da chuva coletada de cada telhado é armazenada no porão, com uma bomba instalada para fornecer água potável aos moradores locais - que então não precisam mais ir até o poço no fundo da colina para buscar água.

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Timothy Latim
Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Timothy Latim

Em uma região onde muitos projetos de construção de escolas são realizados temporariamente, esta ONG vem construindo constantemente relações com a comunidade através de visitas domiciliares. As pequenas unidades, apoiadas por toras ligeiramente dobradas, começaram a se unir para criar um novo lugar. Esperamos que ela cresça para facilitar e simbolizar a relação de interdependência entre a comunidade e o projeto.

Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects - Fotografia de Exterior
© Timothy Latim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nansana, Uganda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escoola TERAKOYA / TERRAIN architects" [TERAKOYA School / TERRAIN architects] 17 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972055/escoola-terakoya-terrain-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.