Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, TijoloCasa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de ExteriorCasa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  820
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Construverde, Deca, Labluz, Ladrilar, Metalferco, REKA
  • Projeto De Arquitetura E Interiores: Estúdio Penha
  • Equipe De Projeto: Vitor Penha, Verônica Molina, Simone Balagué, Bianca Sinisgalli, Augusto Vicentainer
  • Colaboradoras: Luciana Facio
  • Projeto De Iluminação: Estúdio Penha
  • Produção: Manuela Figueredo
  • Automação: Raul Duarte
  • Instalações: Ramoska Castellani
  • Projeto Estrutural: A.H. Engenharia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de campo foi desenhada para uma família com dois filhos e muitos amigos. Está localizada em um condomínio residencial privado e, embora ladeada por vizinhos, desfruta de um certo isolamento em relação a eles, de modo a valorizar-se com o projeto arquitetônico a interação dos espaços internos com os externos. A contemplação do nascer e do pôr do sol, bem como o favorecimento das vistas para a natureza circundante, são aspectos relevantes do projeto.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Fran Parente

Da varanda vê-se o pôr do sol e consequentemente também da totalidade dos dormitórios, conectados a ela. Da piscina vê-se o horizonte e o pátio é banhado pelo sol da manhã. A partir da área social, então, a visão é panorâmica - voltada para a frente e os fundos da propriedade - e a farta luminosidade natural do ambiente testemunha a passagem do dia.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Fran Parente

O conceito é o da criação de uma casa de fazenda, brasileira. Os seis dormitórios, no total, estão organizados em dois blocos independentes entre si, possuindo todos os quartos dimensões generosas. O coração do projeto é uma ampla área de estar que é, a um só tempo, espaço para relaxamento, refeições e jogos. Um lugar para várias formas de convívio.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fran Parente
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cadeira, Madeira
© Fran Parente

A arquitetura está setorizada em três blocos principais: o central, onde está a área de estar, e as duas alas de dormitórios que partem de extremidades opostas da sala para, então, alongarem-se no terreno. Um pergolado com estrutura metálica, ripas de madeira e fechamento superior de vidro circunda a área social, criando-se uma varanda que contorna integralmente o coração do projeto, como em uma leitura das tradicionais casas de fazenda. Além de testemunhar as mudanças da luz natural ao longo do dia, a presença da pérgola gera espaços de transição que conectam a sala com os quartos: junto da área íntima, trata-se de um corredor contíguo à cozinha, enquanto que no acesso às dependências dos hóspedes, há uma breve galeria de passagem conformada por paredes e teto de vidro, também ela traspassada pela pérgola. O envidraçamento destas conexões faz parecer com que se caminhe ao ar livre, mesmo que se esteja dentro da casa.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Fran Parente
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 25 de 30
Planta Baixa Térreo
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Tijolo
© Fran Parente

Há a nítida distinção dos volumes do programa: a grande sala tem telhado com duas águas assimétricas - uma menos inclinada e mais longa, recobrindo parcialmente a outra, que é um teto de vidro - e pé-direito elevado, da ordem de sete metros, enquanto que os dormitórios, também eles protegidos por telhados de duas águas, têm pé-direito simples. Já os ambientes de serviço - casa dos caseiros, garagem e lavanderia - são cobertos com laje de concreto.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior
© Fran Parente
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior
© Fran Parente
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 29 de 30
Cortes AA e BB
Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

O volume mais alto, de estar, é feito com paredes duplas de tijolo maciço de demolição, enquanto que os volumes mais baixos, dos dormitórios, são revestidos com pedra. A distinção dos materiais se acomoda à paleta de referências campestres, complementada pelo uso da madeira nos pisos internos de tábua e em elementos das esquadrias, assim como pela tonalidade verde aplicada em componentes metálicos - como as bordas dos telhados, a viga cinta das paredes de tijolo e os contramarcos das janelas e portas, feitos com ferro. Também a diferenciação dos materiais enfatiza o partido arquitetônico da união de blocos programáticos, culminando nas empenas que, recobrindo o perfil dos telhados, destacam as texturas e tonalidades da pedra e do tijolo.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, Madeira
© Fran Parente

A colocação, a paginação e a seleção dos tijolos de demolição, reutilizados na obra com cores e tamanhos diversos, colabora com a aparência rústica da arquitetura. O mesmo vale para a pedra madeira que reveste as paredes, tendo-se privilegiado a escolha de peças com nuance amarelada, condizente com aquela predominante nos tijolos. 

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Fran Parente

Nos interiores, o elevado pé-direito do estar é humanizado pelo teto de vidro que conforma a água mais curta, e mais inclinada, do telhado. Voltada para o sul, revestida com película anti-reflexiva e protegida contra a insolação direta pelo prolongamento da outra água da cobertura, ela funciona como uma claraboia que revela a transformação da luz ao longo do dia e permite ver o céu noturno.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Fran Parente

As esquadrias foram desenhadas sob medida para o projeto. Janelas e portas estão posicionadas em pontos estratégicos tanto em termos dos fluxos dos usuários quanto dos enquadramentos da paisagem, priorizando-se a subdivisão dos vãos-luz (os contramarcos são metálicos) em requadros (os miolos das janelas são de madeira) de pequenas dimensões. Tem-se, assim, janelas com perfis delgados e versáteis, ora com pano fixo junto ao piso e parte superior com abertura do tipo camarão, ora com trechos basculantes, entre outros, sempre qualificadoras dos espaços sob sua influência.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Prateleira, Tijolo
© Fran Parente

De par com o desenho personalizado da marcenaria e de parte do mobiliário - como estantes e bancadas, estas feitas com concreto - e do garimpo de peças, uma das constantes dos projetos do Estúdio Penha, a as janelas e portas qualificam cada canto do projeto, criando uma visão harmônica, de conjunto, mesmo no convívio de móveis e atividades distintas entre si, como aquelas da grande área de estar.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Fran Parente

Neste sentido, se destaca o rigoroso traçado das tubulações, todas aparentes, desenhado pela equipe de arquitetura. Ordena-se o que tende a parecer um caos e confere-se beleza a um tipo de elemento - tubos, perfilados e conduítes - originalmente de interesse secundário, embora a sua máxima importância para o funcionamento da casa. Na grande área de estar, a iluminação está posicionada a meia altura, com eletrocalhas sustentadas por extensores fixados na cobertura e spots ora direcionados para paredes, ora para pisos e ora para o telhado, de modo a valorizar a espacialidade do ambiente.

Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CS / Memola Estúdio + Vitor Penha" 09 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972015/casa-cs-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.