Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de ExteriorHerdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de InterioresHerdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores, VigaHerdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de ExteriorHerdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simone Bossi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CIFIAL, CIN, Dada kitchens, Dae, Diasen, Duravit, EMBARRO, GHOME, Mottura, Oli, Robbialac, Robert McNeel & Associates, Roca, Sosoares, Viabizzuno, VitrA
  • Arquitetos Responsáveis : Cristina Mendonça, Nuno Griff e Paulo Albuquerque Goinhas
  • Equipe De Projeto: Ana Teresa Hagatong, Ana Sofia Amador, Gloria Berenguel, Valeria Mapariello, Paula Vargas, Pavol Dobsinsky e Rui Neto.
  • Estruturas : Pedro Viegas
  • Electricidade E Telecomunicações : Pedro Amorim.
  • Paisagismo: Sandra Nunes
  • Consultores: Henrique Shreck (Taipa)
  • Cidade: Borba
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é a expansão de uma adega de produção de vinho, denominada Herdade da Cardeira. Localizada em Borba, a intervenção está enquadrada numa paisagem agrícola, com predominância na plantação de vinha e olival, notoriamente marcada pelo lastro da indústria de exploração de mármore, um negócio muito rentável na região até há alguns anos atrás e que, entretanto, entrou em declínio, deixando marcas profundas na leitura do território.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi
Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

O desafio de operar num contexto rural, bastante intervencionado pelo homem, levou-nos a explorar princípios de ocupação e construção vernacular, ponto de partida para uma intervenção onde a inovação assentou na adequação do projeto ao local onde se inseriu e no uso de materiais construtivos que pudessem diminuir o seu impacte ambiental.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi
Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Imagem 24 de 27
Planta - Térreo
Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Imagem 27 de 27
Corte geral
Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Simone Bossi

Em 2011, Erika e Thomas Meier, apresentaram-nos a propriedade que tinham acabado de adquirir, bem como as suas necessidades e abordagem para o novo âmbito de funcionamento da adega.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

Programa:
1. uma casa, para estadias periódicas do casal e das filhas;
2. uma receção/escritório, para a administração da adega;
3. uma sala de provas e cozinha para receber os clientes.

Pré-existências:
1. A adega. Um edifício contemporâneo, construído recentemente pelo antigo proprietário, Arq.º Rogério Cavaca;
2. O monte. Casa existente com dimensões bastante pequenas que não servia o propósito do novo programa.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Simone Bossi

Estes dois edifícios coexistiam no topo de uma colina natural que foi deformada ao longo do tempo pela movimentação de terra das vinhas e das construções existentes.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário
© Simone Bossi

O objetivo foi organizar o programa considerando todos os fluxos de trabalho relativos aos diferentes usos, integrando as novas construções tanto na paisagem como com a adega pré-existente contribuindo para uma imagem unificada.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Imagem 26 de 27
Corte construtivo

Foram definidos e agrupados três tipos de utilizadores: 1. trabalhadores, 2. clientes e 3. proprietários. A estratégia passou por suavizar e moldar a topografia, acomodando as diferentes zonas programáticas em novas construções dispersas e implantadas a diferentes cotas ao longo da colina, de acordo com as privacidades de uso. A ideia de desenhar e adequar a gradação entre as várias zonas programáticas, dentro e entre cada edifício, entendendo o exterior como parte do interior, reforçou o sentido de união entre a paisagem e o conjunto edificado.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Simone Bossi

Os espaços sucedem-se entre interior e exterior incorporando gradações de privacidade para os diferentes usos, fazendo com que os limites entre si se desvaneçam, por intermédio de modelações topográficas confinantes às construções. A integração de pérgulas na continuidade dos envidraçados, apropriadas por trepadeiras, enfatiza o desvanecimento desses limites.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

Associado aos edifícios, a par dos espaços exteriores, de estadia e circulação, foi desenhado um jardim que teve como maior objectivo integrar a intervenção na paisagem. As plantações são de origem autóctone, pretendendo-se na sua maioria que ao longo do tempo se estabeleçam ao ponto de quase não precisarem de rega. A sua aparência deverá acompanhar as estações do ano e acompanhar a evolução das plantações da vinha e olival, integrando a nova intervenção na paisagem.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Simone Bossi

Para além de ser um cenário, integrado na paisagem através do jardim que envolve as construções, o complexo é como uma velha aldeia onde a agricultura, o comércio e a habitação partilham espaço, estendendo cada edifício do interior para o exterior, ao longo das diferentes áreas com diferentes graus de privacidade, que no final definem toda a colina como uma entidade de imagem una.

Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Orada, Borba, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Herdade da Cardeira / EMBAIXADA arquitectura" 07 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971867/herdade-da-cardeira-embaixada-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.