Casa Fly / beef architekti

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de ExteriorCasa Fly / beef architekti - Fotografia de ExteriorCasa Fly / beef architekti - Fotografia de InterioresCasa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Fly / beef architekti - Mais Imagens+ 36

Mallorca, Espanha
  • Arquitetos: beef architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  403
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomeu Canyellas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alape, Antonio Lupi, Beier, Björn Dahlström, Bocci, Bora cooking plate Proffesional 2.0 www.bora.com, Brokis, Bulthaup, Bulthaup faucet www.bulthaup.com, Davide Groppi, Delta Light, Flexform, Fontealta, Gaggenau, Keller, Københavns Møbelsnedkeri, Living Divani, Paola Lenti, RENSON, Riva 1920, +4
  • Arquitetos Responsáveis: Radoslav Buzinkay, Andrej Ferenčík, Jakub Viskupič, Ján Šimko
  • Equipe De Projeto: Helena Kučerová
  • Cidade: Mallorca
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Exterior
© Tomeu Canyellas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mallorca é uma ilha cheia de belas paisagens naturais, e pitorescas vilas de pedra cheias de história e tradição. Chegamos como visitantes involuntários, aprendendo passo a passo como conhecer o território mediterrâneo e sua arquitetura vernacular.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Tomeu Canyellas

Nosso projeto reflete essa relação, utilizando técnicas e materiais tradicionais, tais como pedras de extração local. O material é utilizado para a fachada, que se baseia em um desenho típico que pode ser encontrado em toda a ilha, tanto em cercados quanto em muros de contenção. Ela é construída utilizando uma técnica seca tradicional chamada "Pedra en sec". Este desenho local foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2018.

Casa Fly / beef architekti - Imagem 37 de 41
Planta - Térreo

Além da estética, a enorme fachada ajuda a manter a casa fresca durante os meses de verão e tem grande potencial para armazenar calor no inverno.

A casa respeita as condições locais, e por isso oferece uma série de sombras naturais ou sistemas de ventilação. Primeiro, as janelas são inseridas no interior da estrutura para criar sombra a partir das lajes de concreto.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores
© Tomeu Canyellas
Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Tomeu Canyellas

As persianas de madeira dobráveis são outra forma natural de manter o calor afastado. Elas refletem as fachadas das casas tradicionais de Mallorca. As estreitas lâminas verticais criam um jogo de sombras no interior, que complementa o ambiente tradicional local. Os espaços entre as lâminas permitem a circulação de ar mesmo quando as persianas estão fechadas.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Exterior
© Tomeu Canyellas
Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Exterior
© Tomeu Canyellas

O projeto propõe ventilação natural, que pode ser usada pontualmente ou em toda a casa, de acordo com as necessidades. Várias aberturas de janelas em cada andar permitem que o ar fresco entre e flua através da casa até as clarabóias, garantindo ventilação vertical e horizontal.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores
© Tomeu Canyellas

A casa está em harmonia com a arquitetura local, utilizando materiais tradicionais, técnicas e princípios empíricos. A fachada de pedra flui continuamente para o interior em combinação com o reboco de cal.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores
© Tomeu Canyellas

Nossa intenção era manter o interior com um fundo neutro, o que permite que os móveis feitos sob medida se destaquem. Madeira, pedra local e concreto são os materiais mais utilizados. Cada um deles tem um papel específico no projeto. As ripas de madeira adjacentes à escadaria criam um eixo vertical de altura dupla. Um conjunto de lâmpadas pendentes de cerâmica feitas à mão acima da mesa de jantar dá uma impressão rústica e única a toda a área. E por fim, uma estátua abstrata de bronze de um anjo se impõe no hall de entrada.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores
© Tomeu Canyellas
Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Tomeu Canyellas

Os arredores, assim como com a posição da casa, criam visões diferentes em cada nível. No pavimento inferior, conecta-se visualmente com o mar sem fim. Por outro lado, dos quartos, localizados no pavimento superior, pode-se ver a bela cidade iluminada durante as horas da noite.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores, Porta
© Tomeu Canyellas

A cidade pode ser vista através da brecha entre o terreno inclinado e os topos dos pinheiros. A terceira e última vista é da piscina infinita, onde a água se mistura continuamente com o mar e o horizonte. Em resumo, a Casa Fly permite que seus habitantes vivam momentos extraordinários.

Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Tomeu Canyellas
Casa Fly / beef architekti - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Tomeu Canyellas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fly / beef architekti" [Casa Fly / beef architekti] 12 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971810/casa-fly-beef-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.