Casa Galeria / Tallerdarquitectura

Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de InterioresCasa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores, PortaCasa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de InterioresCasa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Galeria / Tallerdarquitectura - Mais Imagens+ 9

El Bajo Ampurdán, Espanha
  • Arquiteto Responsável: Bernat Llauradó Auquer
  • Construtora: Construccions Sadurní Peraferrer
  • Cidade: El Bajo Ampurdán
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Exterior
© Pere de Prada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Galeria, projetada por tallerdearquitectura, diz respeito a reforma e pequena ampliação de um volume pré-existente, localizado no meio da floresta, uma espécie de anexo a uma típica casa de fazenda centenária, em Empordà (Girona). O projeto consistiu em devolver ao espaço a qualidade e o conforto que ele merece, visando ser habitado por uma pessoa idosa, que passará sua aposentadoria neste ambiente natural bucólico.  "O volume original era uma construção de pouco valor arquitetônico e construtivo", explica Bernat Llauradó, o arquiteto responsável pelo Tallerdarquitectura. Graças a esta intervenção, a casa se tornou um refúgio muito confortável e idílico para desfrutar da floresta de Empordà todos os dias do ano.

Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Exterior
© Pere de Prada
Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Imagem 14 de 14
Elevações
Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores, Porta
© Pere de Prada

O volume mais branco surge entre a vegetação, contrastando com ela e oferecendo um espaço para contemplar a paisagem envolvente... com ambientes agradáveis ​​para desfrutar da tranquilidade, calma e silêncio entre as árvores e os prados. Aproveitando os recursos existentes, a intervenção propôs uma pequena ampliação projetada como uma "galeria", que olha para a floresta e permite a entrada de luz natural, oferecendo uma maior sensação de abertura em relação às árvores e campos que circundam a moradia. 

Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores, Porta
© Pere de Prada

A grande capacidade de adaptação às condições e relações entre o interior e o exterior é obtida através das enormes venezianas articuladas de madeira que, com suas lâminas ajustáveis, filtram a luz e permitem maior privacidade e escuridão, até uma abertura completa. 

Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pere de Prada

Ao anoitecer, o interior torna-se um pequeno vaga-lume, projetando sutilmente sua luz quente para fora, revelando a vida do interior. Da mesma forma, as múltiplas combinações de janelas e persianas ajudam a regular a passagem do ar conforme os desejos de conforto do habitante. A reforma do interior foi solucionada mantendo a estrutura pré-existente do volume, melhorando suas condições térmicas e atualizando as características para torná-lo mais habitável (instalações, WC, cozinha, etc.)

Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores
© Pere de Prada
Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Imagem 13 de 14
Planta
Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Pere de Prada
Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Interiores
© Pere de Prada

Graças ao filtro das persianas retráteis e do vidro, obtém-se um bom desempenho térmico, de modo que o ar condicionado não é necessário no verão, enquanto no inverno pode-se captar os raios solares na fachada de vidro para obter ganhos térmicos no interior da casa. Desta forma, obtemos um espaço altamente eficiente em termos energéticos, com demandas muito baixas e, um menor impacto ambiental. Além disso, a maioria dos materiais e sistemas utilizados tem um ciclo de vida de baixo impacto (comparado com outros materiais equivalentes), e muitos deles vêm de regiões próximas. 

Casa Galeria / Tallerdarquitectura - Fotografia de Exterior
© Pere de Prada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Galeria / Tallerdarquitectura" [Casa galería / Tallerdarquitectura] 25 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971782/casa-galeria-tallerdearquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.