Casa Pinhal / Taguá Arquitetura

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, BancadaCasa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, FachadaCasa Pinhal / Taguá Arquitetura - Mais Imagens+ 21

Cabreúva, Brasil
  • Arquitetos: Taguá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coral, Eliane Revestimentos, Irmãos Corassa, Olaria Spina, Trimble Navigation, ZWCAD
  • Arquitetos Responsáveis: Thiago Brugnolo e Mariana Rotta
  • Equipe De Projeto: Thiago Brugnolo e Mariana Rotta
  • Clientes: Ronaldo Julião e Elaine Zampella
  • Cidade: Cabreúva
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Giantomasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de esquina o objetivo para este esta residência foi valorizar a casa tirando partido do terreno, propondo um projeto com duas fachadas em destaque. Ao invés de muros e fechamentos, a casa se abre para ambas as fachadas voltadas para a esquina, com uma composição harmônica de cheios e vazios, mistura de texturas e elementos como os cobogós e os tijolinhos aparentes.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Leonardo Giantomasi

Seguindo essa premissa, os arquitetos criaram uma planta em formato de J, onde na lateral esquerda do lote concentra-se todo o setor de serviços, na lateral direita foi disposta a ala íntima e no centro toda a área social. Com essa distribuição foi possível criar um núcleo de integração entre as áreas sociais, gerando um pátio central entre os setores.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Imagem 20 de 26
Planta - Baixa
Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Imagem 22 de 26
Corte BB

As duas fachadas voltadas para as ruas são mais fechadas para uma maior privacidade da residência, sendo a fachada frontal um volume praticamente cego, mais robusto com apenas duas pequenas aberturas,onde a garagem está centralizada dividindo os fluxos de acesso de serviços e social. Já a fachada para a rua secundária é composta de cheios e vazios, alternando com cobogós que fazem o fechamento das aberturas da área social, mantendo a fachada mais privativa mesmo estando voltada diretamente para a rua. Um grande pano de vidro ilumina o corredor que leva aos dormitórios, criando mais um elemento de destaque na fachada sul.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Leonardo Giantomasi

O objetivo era trazer para um lote de esquina uma fachada diferente do tradicional, onde geralmente vemos muros e cercas. Os cobogós dão um toque mais divertido na composição com seu desenho, já que permitem a privacidade mesmo não se conformando como um fechamento total.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© Leonardo Giantomasi

A área social possui um pé direito mais alto do que no restante da residência, com uma cobertura metálica conectada através de pilaretes em aço proporcionando o fechamento em vidro entre a cobertura e alvenaria, permitindo a incidência de luz natural indireta. A sensação é de que a cobertura está flutuando.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Giantomasi

Um detalhe interessante na fachada secundária é que a cobertura metálica fica bem evidente, essa fachada mescla tijolo cerâmico, vidro, cimento queimado e os cobogós que têm a função de fazer o fechamento visual parcial para a área social e para os fundos do lote.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Leonardo Giantomasi

A cozinha e a área de lazer com churrasqueira e forno de pizza, estão posicionadas lado a lado, proporcionando integração total para dias de confraternização. O pátio central, que em certos momentos do dia fica sombreado, é mais um local de descanso e estar da casa.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Janela
© Leonardo Giantomasi

Todos os dormitórios estão voltados para o interior da casa, para o pátio, com vista para a piscina, que foi posicionada mais ao fundo do lote para receber maior incidência solar. Deste modo, a casa se fecha para o exterior e se abre para si, de modo a proporcionar privacidade e maior interação de todos os moradores com o jardim. Como acabamentos, a decisão foi por utilizar poucos elementos, a fim de deixar a estética mais minimalista e acolhedora através de tijolinhos de revestimento, cimento queimado e vidro.

Casa Pinhal / Taguá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Leonardo Giantomasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pinhal / Taguá Arquitetura" 11 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971766/casa-pinhal-tagua-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.