Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de ExteriorCasa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de InterioresCasa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de ExteriorCasa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Mais Imagens+ 10

Assunção, Paraguai
Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa e uma varanda. Uma parede de tijolos protege e garante a segurança necessária em um terreno de 30x24 m. O volume é exposto em três das suas fachadas com a espessura do próprio material, e na quarta é ampliado para abrigar os espaços de serviço (churrasqueira, estacionamento e área de serviço) em 6 m, liberando o jardim de 24x24 m. A varanda se eleva ligeiramente em relação à altura do volume para olhar sobre ele, estabelecendo uma ponte visual com os parques que circundam o exterior da casa. O beiral é posicionado assimetricamente, liberando um jardim maior no lado norte e um menor a sul, sempre se afastando dos limites para enfatizar a iluminação e a ventilação transversal do espaço interno.

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Federico Cairoli

Uma casa vernacular. Como uma interpretação contemporânea da casa vernácula guarani, Kuláta Jovái, o novo volume se materializa como uma cobertura bi-apoiada e geradora de sombra, com uma varanda, um espaço ao ar livre protegido da chuva e do sol. A casa foi organizada por duas lereiras, deixando um espaço entre elas e outras duas na parte posterior. A primeira parte é mais extrovertida e aberta para o jardim (cozinha-sala de jantar-sala), a segunda mais privativa e com vista para lateral (quartos).

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Uma casa beiral. A cobertura está estrategicamente localizada entre as três árvores existentes, que, conforme suas posições e em relação ao volume, geram diferentes coberturas. A primeira, um ipê amarelo ou tajy (árvore resistente), junto à entrada, acolhendo o habitante; um angico-branco ou kai kyhyjeha (temido pelos macacos), na churrasqueira; e no pátio norte, novamente um grande ipê amarelo que acrescenta uma grande sombra ao jardim.

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Imagem 7 de 15
Planta Pavimento Térreo
Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Imagem 8 de 15
Corte 01

Uma casa eficiente. As temperaturas extremas de Assunção, e a localização exata da casa no terreno, com uma orientação ao norte e ventos suaves e frescos, levaram a uma abordagem radicalmente sustentável. Uma estrutura com generosos balanços, que filtram a radiação solar quando ela não é necessária, em combinação a um jardim superior, oferecendo um maior isolamento térmico. Graças ao jasmim plantado no perímetro da cobertura, e que no futuro será uma cortina vertical natural, a radiação solar será filtrada e o ar será naturalmente resfriado.

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Uma casa ventilada. A estrutura horizontal e as coberturas deslizantes do volume central permitem que a varanda se abra à brisa refrescante, e que a vida aconteça ao ar livre, quase sem necessidade de uma fachada. Esta estrutura é coroada com uma laje nervurada, sendo ligeiramente separada dos dois pórticos para permitir uma ventilação cruzada mais controlada, criando um "arrefecimento livre" natural, graças à brisa predominante dos espaços internos nas noites de verão.

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Imagem 11 de 15
Vegetação
Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Imagem 15 de 15
Diagrama Clima 02

Dois materiais minerais, concreto e cerâmica; e dois materiais tectônicos, madeira do paraíso no interior, e a vegetação (existente e nova) no exterior. A estrutura da cobertura, apoiada em duas grandes vigas e quatro suportes que abrigam o espaço de armazenamento, envolve o espaço central, a varanda, com os dois volumes que abrigam o fogo. A cozinha e a lareira, dois prismas feitos de tijolo manual tradicional, sem argamassa, simplesmente colocados secos, empilhados, como nas olarias para secar ao sol. Estes corpos cerâmicos são os centros, onde a água coletada pelo grande telhado é armazenada. Os volumes permitem, graças a sua grande inércia térmica, armazenar o calor produzido pelo fogo nos dias mais frios, para oferecê-lo, com a privacidade necessária, aos cômodos situados nas duas extremidades da casa.

Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture - Fotografia de Interiores
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Assunção / Josep Ferrando Architecture" [Casa en Asunción / Josep Ferrando Architecture] 08 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971482/casa-em-assuncao-josep-ferrando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.