Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorResidência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, CozinhaResidência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de InterioresResidência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorResidência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 18

São Sebastião, Brasil
  • Autores: Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Renata Andrulis, Marcelo Maia Rosa
  • Coordenação E Desenvolvimento: Vito Macchione
  • Equipe De Projeto: Adriane de Luca, Daniel Zahoul, Eduardo Saguas Miller, Fernanda Carlovich, Fernanda Mangini, Murilo Zidan, Raphael Souza
  • Estagiários: Camila Omiya, Clara Troia, Danielle Khoury Gregorio, Helena Kozuchowicz, Ingrid Ucolares, Izabel Sigaud, Julia Daher, Lucca Maia
  • Estrutura: Ita Construtora
  • Fundação: Ycon Engenharia
  • Instalações: Zamaro Engenharia
  • Ar Condicionado: Greenwatt Consultores de Energia
  • Luminotécnica: Lux projetos
  • Interiores: Studio Mellone
  • Gerenciamento: Canal & Musse
  • Cidade: São Sebastião
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no litoral norte paulista, esta residência de veraneio está encaixada em uma pequena clareira, aberta em meio a uma encosta densamente arborizada. O projeto parte de uma pré-existência: uma residência, construída nos anos 80, cujas condições estruturais encontravam-se em grande parte, comprometidas. O projeto parte do reconhecimento das estruturas que poderiam ser incorporadas e propõe assim, por meio da inserção de um novo corpo central, um novo agenciamento dos espaços.

Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© André Scarpa
Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 22 de 23
Planta - Térreo
Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 23 de 23
Seção
Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fran Parente

Este novo volume, construído a partir de uma estrutura modular de madeira, se encaixa na clareira delimitada pelos volumes da suíte principal e o corpo da piscina - ambos pré-existentes - de tal forma que o conjunto passa a ser articulado por este novo volume que, por sua vez, aloja os espaços sociais da casa: sala, varanda, cozinha, além de duas suítes. Esta nova estrutura se configura como a sobreposição de dois planos: um plano de piso, elevado do solo, e um plano de cobertura, com grandes beirais que se lançam para as quatro fachadas.

Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© André Scarpa
Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© André Scarpa

A elevação da estrutura com relação ao solo, bem como a projeção de largos beirais, faz parte das estratégias bioclimáticas da edificação, que valorizam os fenômenos naturais – sombra e ventilação natural - como principais ferramentas de aclimatação dos ambientes. Estas estratégias, associadas ao sistema construtivo, que incorpora em grande medida a pré-fabricação e a industrialização de componentes, constituem uma abordagem cuidadosa do lugar, onde o impacto é reduzido ao mínimo.

Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© André Scarpa

Uma grande varanda é posicionada estrategicamente para que funcione, a um só tempo, como principal espaço de vivência da casa, espaço de circulação que articula o conjunto dos volumes da casa, zona de amortecimento térmico - por intermediar a face poente e o espaço fechado do estar - além de ser o ponto privilegiado da vista sobre as montanhas e o mar.

Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Cerca
© André Scarpa

A estrutura de madeira, com peças laminadas pré-fabricadas, foi simplesmente montada e aparafusada no local. Fechamentos verticais e forros foram realizados a partir de chapas de madeira compostas pré-fabricadas fixadas diretamente sobre a estrutura. A cobertura foi realizada com a aplicação de isolante térmico (EPS) e manta sintética impermeabilizante. Esquadrias de alumínio e vidros laminados foram utilizados para o fechamento externo.

Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Sahy / Andrade Morettin Arquitetos Associados" 31 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971451/residencia-sahy-andrade-morettin-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.