Casa Huitepec / JC Arquitectura

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Exterior, CercaCasa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Exterior, CadeiraCasa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Huitepec / JC Arquitectura - Mais Imagens+ 14

San Cristóbal de las Casas, México
  • Arquitetos: JC Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, CEMEX TUXTLA, CORDOVA vitrum, Chaos Group, Corel Corporation, Interceramic, Trimble Navigation, beGO
  • Arquiteto Responsável: Juan Carlos Guzmán Martínez
  • Desenhista: Reynaldo Díaz Díaz
  • Cidade: San Cristóbal de las Casas
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Exterior, Cerca
© Carlos Berdejo Mandujano

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se desenvolve aproveitando o potencial do terreno (topografia e vistas) por estar localizada em uma área privilegiada no morro Huitepec em San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México, uma região com muita tradição, cultura e história, e com um clima temperado de temperaturas baixas, de até 6°C.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Carlos Berdejo Mandujano

As intenções do projeto baseiam-se na necessidade de criar uma arquitetura honesta e transparente, sem pretensões por modismos, apoiada pelo uso de materiais sóbrios como mármore, pedreira, ônix, madeira, terra vermelha da região e acabamentos polidos em pisos e paredes, conseguindo gerar por si só uma atmosfera acolhedora com identidade local.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Carlos Berdejo Mandujano

O projeto foi concebido como um núcleo habitável estrategicamente posicionado no centro do lote, o que permite a ligação de espaços complementares como o estúdio, o fire pit e a adega, além de garantir o máximo aproveitamento do potencial do terreno, gerando vistas de cada espaço para o leste que se abre para a cidade e para o contexto natural existente.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Carlos Berdejo Mandujano

Na chegada somos recebidos por uma plataforma de circulação aberta ao público  que ao mesmo tempo serve de teto para a sala de estudo e de vaga para o veículo privado, culminando em um muro fechado que leva à casa através de um acesso privado ao nível da garagem, que se conecta diretamente com a circulação dos quartos e uma social que à qual se chega após a descida de uma escada que segue a topografia do terreno e é acompanhada por um jardim lateral que leva à porta.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Carlos Berdejo Mandujano
Casa Huitepec / JC Arquitectura - Imagem 18 de 19
Corte A-A

A parede de chegada é complementada pela circulação vertical e forma uma transição entre o público-privado e o público-social, e por sua vez, ao abrigar o núcleo de circulação vertical, abre-se ao pé direito triplo que culmina com a entrada da luz zenital, permitindo a reinterpretação de uma parede Trombe que capta todo o calor possível que a habitação necessita da radiação solar e a distribui para todos os espaços dentro do núcleo habitável.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Carlos Berdejo Mandujano

Junto ao acesso social estão os espaços de estar-jantar-cozinha com vista e acesso a um pequeno terraço conectado aos espaços externos por meio de caminhos que descem ao redor do pessegueiro original existente no terreno, e se adaptam à topografia natural para chegar à adega, que também é usada como base para o fire pit, que é conectado ao terraço por meio de uma pequena ponte.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Carlos Berdejo Mandujano

O fire pit atua como o arremate visual de acabamento da área social, contido por uma parede baixa que permite uma melhor visibilidade da cidade. Através da disposição dos móveis pretende-se que o usuário obtenha um prazer visual da fachada posterior, que tem uma atmosfera acolhedora. No terceiro nível fica o dormitório principal para proporcionar a melhor vista da casa e obter privacidade, assumindo que a melhor maneira de cuidar de nós mesmos é ficar em casa devido aos problemas atuais que estamos passando, enquanto ainda nos sentimos em casa na cidade.

Casa Huitepec / JC Arquitectura - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Carlos Berdejo Mandujano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Huitepec / JC Arquitectura" [Casa Huitepec / JC Arquitectura] 05 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971417/casa-huitepec-jc-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.