Casa Quatá / Canoa Arquitetura

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, PortaCasa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Quatá / Canoa Arquitetura - Mais Imagens+ 17

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Canoa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cia das Telhas, Dalle Piagge, Kwikset, Pau Pau, Ralo Linear, Tramontina
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Moura, Victor Gurgel
  • Reforço Estrutural: Inner Engenharia, Marcelo Bianco – Inner Engenharia
  • Paisagismo: Biomalab, Bel Zaidan - Biomalab
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de intervenção em uma casa de vila dos anos 1950 teve como ponto de partida tratar de uma carência comum dessa tipologia, a de espaços de estar abertos. O imóvel já havia sofrido reformas anteriores que mantiveram descoberta apenas a garagem presente no recuo frontal.

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Com a premissa de transformação desse espaço em área de convívio e lazer, propôs-se a criação de um jardim exuberante, apesar das dimensões reduzidas. Se, por um lado, este novo lugar sugere uma diferente relação com a casa – agora muito mais aberta a ele – também traz a oportunidade de uma nova relação com a vila. Com a abertura de um grande portão de correr junto à rua, o jardim torna-se praça.

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Imagem 20 de 22
Planta
Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Imagem 21 de 22
Corte AA
Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Manuel Sá

O interior da casa, de planta estreita e alongada – 4,60 x 15m – apresentava trechos de difícil ocupação, assim como espaços ociosos na disposição de layout usual para uma residência daquele porte. Buscando uma distribuição mais equilibrada do programa, uma nova varanda ocupou a porção inicial da sala de estar, estabelecendo um ambiente de transição entre o jardim e o interior de casa e oferecendo uma alternativa para refeições na área externa.

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Para viabilizar a demolição na fachada em quase toda a sua extensão transversal, foi utilizado reforço estrutural em chapas de aço. A caixilharia, em perfis de aço tipo “cadeirinha” bastante esbeltos, permite grande abertura da sala por meio de portas de correr.

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Madeira
© Manuel Sá

Para dar suporte aos usos previstos no jardim, um elemento linear de concreto aparente foi disposto longitudinalmente, junto à divisa lateral, comportando um pequeno tanque para banho, um banco para o jardim e uma bancada de apoio para refeições na varanda.

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

A mesma solução foi rebatida à porção posterior da casa, onde novos elementos procuraram dar uso à área sob a cobertura de vidro existente. Além do banco-suporte de concreto, o balcão de bar e o jardim incorporados tornaram aquele um espaço de permanência.

Casa Quatá / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quatá / Canoa Arquitetura" 11 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971039/casa-quata-canoa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.