Casa na colina de frente ao vale / HW Studio

Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Interiores
© César Béjar Studio

Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de ExteriorCasa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de InterioresCasa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de InterioresCasa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de InterioresCasa na colina de frente ao vale / HW Studio - Mais Imagens+ 20

Morelia, México
  • Arquitetos: HW Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:César Béjar Studio, Juan Pablo Guerra, Dane Alonso
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Legrand / Bticino, Megamex, Tabula, URREA
  • Arquitetos Responsáveis: Rogelio Vallejo Bores y Oscar Didier Ascencio Castro
  • Equipe De Desenho: Sergio Antonio Garcia Padilla, Jesus Alejandro Lopez Hernandez, Alberto Gallegos Negrete
  • Construtora: ARGA Constructora
  • Cidade: Morelia
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Exterior
© César Béjar Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia que deu origem a este projeto surgiu dos murmúrios sutis que um ambiente como este sussurrava e sugeria, bem como da procura de proteção e refúgio por parte do cliente. Como poder se sentir protegido? E em todo caso, qual é a primeira coisa que se faz diante da vulnerabilidade? Essa pergunta vinha acompanhada de uma imagem ou talvez de uma memória: a de uma criança assustada se cobrindo com um lençol leve enquanto olha para fora para ter certeza de que pode ver o que está acontecendo ao seu redor. Puxar um lençol para se cobrir é um ato muito elementar que alude ao mais básico do ser: o lençol cobre, protege, envolve e por baixo ocorre um espaço tão seguro e íntimo que é capaz de afastar qualquer espírito, fantasma ou demônio que possa estar ao redor da sala. Ao mesmo tempo, gera uma continuidade na bela superfície viva que circunda o local, formando um novo morro em um local que os cerca.

Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Interiores
© Juan Pablo Guerra
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Interiores
© César Béjar Studio
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Interiores
© César Béjar Studio

A arquitetura, neste caso, deve ser o acento nas palavras do poema, a vírgula ou, em qualquer caso, algum ponto de interrogação, mas nunca deve ser o próprio poema. O poema já era proferido pelos pinheiros, carvalhos, vaga-lumes, a estrada, a cerca, a lagoa do vizinho, a terra, o pomar e o rouxinol. Os acentos do poema eram quatro paredes de concreto que emergiam surpreendentemente da paisagem; duas delas contêm a terra desta nova colina que foi gerada ao levantar o lençol e duas outras que emolduram o acesso e acompanham o hóspede no seu caminho para o interior da casa. Este caminho é largo o suficiente para caminhar sozinho com conforto, mas estreito o suficiente para não poder fazê-lo acompanhado. Ele insta a uma peregrinação na solidão que conduza ao encontro com uma árvore milenar cuja presença é tão significativa que foi necessário distorcer a linearidade de uma das paredes com uma curva suave e assim poder passar por ela; está tão perto que é possível até tocá-lo. Depois de cruzar pela árvore, descer alguns degraus íngremes de pedra maciça e abrir uma pesada porta de aço, é descoberta uma abóbada de concreto que suporta as cargas da folha verde que está sobre ela; Dá a sensação de estar dentro de uma caverna fria, escura, mas estranhamente aconchegante.

Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório
© César Béjar Studio
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Interiores
© César Béjar Studio
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Imagem 21 de 25
Planta
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Imagem 24 de 25
Corte
Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Exterior
© Dane Alonso

O concreto foi escolhido como o material principal para aquele sonho, pensando em uma nova rocha que se derrete e inevitavelmente, interage com a floresta, passando das cores farináceas para o verde, o preto e o amarelo e, aos poucos, incorporado ao ambiente. O piso iria enfatizar o aroma da madeira que se percebe quando rodeado de pinheiros, equilibra a temperatura fria do concreto e, por fim, do aço, pois com o tempo e as chuvas adquire uma aparência semelhante à casca de uma árvore. No que se refere à organização espacial, do lado esquerdo da casa estão as áreas públicas totalmente expostas para o barranco arborizado e do lado direito as áreas privadas que se abrem mais timidamente para um pátio, o que permite ver o céu e o vidro de algumas árvores mas isso fecha um pouco para o exterior. Era necessário ter poucas referências a elementos que lembrassem um momento específico no tempo: a geladeira e os eletrodomésticos foram escondidos, as luzes foram dispostas de forma muito discreta e apenas quatro materiais principais foram incluídos: pedra, madeira, concreto e aço . Foi muito importante para o cliente preservar a atmosfera crua e primitiva de estar nas montanhas.

Casa na colina de frente ao vale / HW Studio - Fotografia de Exterior
© Dane Alonso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na colina de frente ao vale / HW Studio" [Casa de la colina frente a la cañada / HW Studio] 29 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970764/casa-na-colina-de-frente-ao-vale-hw-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.