Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, TijoloMuseu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, FachadaMuseu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de InterioresMuseu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, FachadaMuseu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Mais Imagens+ 18

Suzhou, China
  • Projeto: Meinhard von Gerkan and Nikolaus Goetze with Dirk Heller
  • Líder Competição: Karen Schroeder
  • Equipe Competição: Xiufu Chen, Christoph Berle, Holger Schmücker, Marcus Tanzen, Vanessa Rodrigues Alves
  • Diretor De Projeto: Karen Schroeder
  • Equipe De Detalhamento: Christoph Berle, Holger Schmücker, Xiufu Chen, Marcus Tanzen, Vanessa Rodrigues Alves, Liwen Knoll
  • Gerenciamento De Projetos: Lei Cai, Minghao Liu, Min Fang
  • Cliente: Suzhou City Planning Bureau, High-Tech Zone Bureau
  • Cidade: Suzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Suzhou (Oeste) é outro museu histórico depois do Museu de Suzhou, projetado há 15 anos por Ieoh Ming Pei. Depois de concluído, o Museu do Oeste, ecoando com o Museu de Suzhou no leste da cidade, servirá como um portador importante da cultura urbana da cidade e um marco cultural no delta do Rio Yangtze.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© CreatAR Images

A gmp venceu o concurso para o projeto do Museu organizado em setembro de 2017 e trabalha em cooperação com o Grupo ARTS na fase de implementação. O projeto começou a ser construído em março de 2018 e atingiu a cobertura no final de agosto de 2020. Após quatro anos de intenso projeto e construção, ele será inaugurado oficialmente antes do Dia Nacional de 2021.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images

Planejado com uma área bruta de 48.365 metros quadrados e uma área de exposição de 13.391 metros quadrados em um local de 37.600 metros quadrados, na Praça Cultural de Shishan, Distrito Nacional de Alta Tecnologia de Suzhou, o Museu do Oeste é concebido como um museu moderno em uma área maior e com funções mais diversas. Ele hospedará não apenas exposições nacionais sobre a história geral da cidade, produtos artesanais ao estilo de Suzhou, etc., mas também exposições itinerantes internacionais do The British Museum, um parceiro internacional do Museu. Além da sala de experiências digital 5G planejada, o espaço incluirá uma sala de experiências para jovens com foco no desenvolvimento da educação pública como um suplemento significativo para a educação escolar e social em Suzhou. O Museu seguirá o caminho de um desenvolvimento surpreendente e se esforçará para ser uma importante expansão funcional do Museu de Suzhou.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Imagem 16 de 23
Planta - Situação

A Praça Shishan, na zona central do CBD do Distrito Nacional de Alta Tecnologia de Suzhou, está próxima a Montanha Shishan e ao Lago Shishan. Ela foi planejada como um espaço público aberto tendo como pano de fundo cenários espetaculares de montanhas e rios e a praça cultural urbana central de Suzhou. O Museu está na ala sul da Praça Shishan, onde três novos equipamentos, ou seja, o museu propriamente dito, museu de ciências e o teatro, serão construídos no futuro. Comparado com o teatro de grande escala e de forma livre e o museu de ciências, o Museu Oeste foi concebido principalmente como um aglomerado de edificações de pequeno volume consistindo em cubos geométricos. Essas pequenas construções cúbicas estão localizadas em uma floresta exuberante no sudeste da montanha Shishan, enfatizando a integração orgânica com a paisagem.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images

Do ponto de vista do desenho urbano, o conceito arquitetônico do Museu foi inspirado nas clássicas casas folclóricas de Suzhou e suas ruas e vielas cheias de vida. Por ser um aglomerado edificado composto por cubos de 25 metros de largura lateral, o Museu remete às tradicionais casas folclóricas de pequeno volume que datam do reinado de Wu, enquadrando-se nas características de museus que honram o legado histórico. Os cubos distam cerca de 5,8 metros um do outro, distância que faz lembrar as ruelas entre as casas tradicionais. A pedra natural é adotada nas fachadas internas e externas, do telhado ao pátio subterrâneo, contribuindo para um projeto escultural no sopé da montanha Shishan, interpretando a história e o futuro com um vocabulário arquitetônico moderno e conciso.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images
Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© CreatAR Images

Todos os salões de exposição apresentam paredes externas sólidas, mas a faixa estreita da pele de vidro permite o acesso livre para os visitantes. Entre as exposições, os visitantes podem fazer uma pausa e apreciar a vista fascinante do lago e da montanha Shishan. A combinação vazio-cheio adiciona um charme único ao museu. O jardim chinês submerso marcado pelo famoso jardim paisagístico de Suzhou está localizado dentro do conjunto de edifícios de uma forma que integra bem o Museu Oeste com a cultura local e melhora a estrutura espacial geral.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Imagem 11 de 23
© CreatAR Images
Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images

As rotas de circulação interna podem atender perfeitamente às demandas do usuário do operador do museu. Os espaços de exposição podem ser combinados de forma flexível e divididos horizontal ou verticalmente de várias maneiras, conforme exigido pelos arranjos de exibição, acomodando assim exposições permanentes e itinerantes. O design de interiores busca realçar o senso de orientação dos visitantes em um espaço complexo e mantê-los encantados por incríveis experiências.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© CreatAR Images

As principais rotas de visitantes estendem-se no sentido horário de leste a oeste e de norte a sul. O hall de entrada do centro de exposições voltado para o lago é altamente cerimonial. A luz do sol que penetra pelos orifícios das janelas pontilhadas do local imponente e espaçoso cria uma experiência espacial única.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro
© CreatAR Images

O átrio das salas de exposição é o coração do espaço expositivo, ligando todas as salas de exposição importantes com vista garantida. Os visitantes podem caminhar no sentido horário ao redor do átrio para chegar às salas de exposição em qualquer andar. Há uma claraboia no topo do átrio que introduz a luz do sol. As paredes e os pisos continuam a pedra natural de cor clara da estrutura externa.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images

O subsolo foi projetado com um espaço de alimentação, uma sala de palestras e uma sala central compartilhada para algumas áreas de exposição. Ao contrário do hall de entrada principal e do átrio das salas de exposições, o hall central compartilhado apresenta principalmente um pequeno espaço acessível, onde o acabamento suave da decoração da sala e o vidro transparente que desenha a bela paisagem do pátio rebaixado no interior dão origem a um ambiente aconchegante.

Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Suzhou, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Suzhou (Oeste) / gmp Architects" [Suzhou Museum (West) / gmp Architects] 27 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970702/museu-suzhou-oeste-gmp-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.