Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de InterioresSede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de ExteriorSede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Exterior, EscadaSede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de InterioresSede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Herzog & de Meuron
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8167
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan
  • Cliente: SONGEUN Art and Cultural Foundation & ST International
  • Representante Do Cliente: Laurencina Farrant-Lee
  • Sócios: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Andreas Fries, Martin Knüsel (Partner in Charge)
  • Equipe De Projeto: Eduardo Salgado Mordt (Project Manager), Florian Stroh (Project Manager), Keunyoung Ryu (Project Manager), David Nunes Solomon (Project Manager), Valentin Abend, José Amorim, Pablo Garrido, Jorge Guerra, Jeff Salvioni, Ga In Sim, André Vergueiro Jang, Ludwig Kissling, Alonso Mortera, Nicolas Mourot, Sorav Partap, Anna Salvioni, Ga In Sim, André Vergueiro
  • Arquiteto Executivo: Junglim Architecture, Seoul, Korea
  • Consultoria Cliente: HanmiGlobal Co., LTD, Seoul, Korea
  • Cidade: Gangnam-gu
Mais informaçõesMenos informações
Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Um novo lar para SONGEUN e o povo de Seul. O novo edifício ST SONGEUN abriga espaços de arte para a SONGEUN Art and Cultural Foundation - uma organização sem fins lucrativos criada em 1989 - juntamente com a sede da ST International. Nossa experiência na criação de museus contemporâneos concentra-se cada vez mais em como podemos aproximar a arte e as pessoas. Como podemos fazer um espaço que funcione para a arte e para o artista, para o curador e para o público? Quando Herzog & de Meuron foram contratados para projetar o novo SONGEUN Art Space em 2016, a ambição era clara: criar uma âncora cultural que convidasse o público e ampliasse a exposição dos artistas coreanos para o cenário internacional da arte contemporânea. Ao oferecer espaços de arte não comerciais em uma das áreas mais comerciais de Seul, o projeto visa fortalecer a presença da SONGEUN e contribuir significativamente para a diversidade cultural da cidade.

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Exterior, Escada
© Iwan Baan

Uma geometria precisa no coração de Cheongdam Dong. O tereno está localizado no ponto mais alto de Dosan Daero, uma via pública em Cheongdam Dong, no sul de Seul, famosa por suas lojas, restaurantes e bares internacionais. Enquanto o bairro consiste principalmente de prédios baixos, o zoneamento permite maior densidade em direção à rua principal. Catalisado pela rápida transformação e densificação da área, uma miríade de estratégias volumétricas respondendo a várias regulamentações urbanas são encontradas ao longo da rua.

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Um volume triangular acentuado distingue o edifício ST SONGEUN. Resultante do envoltório especificado para o local, a forma unificada do volume maximiza a área construída alocada enquanto explora o potencial escultural da lei de zoneamento. Uma fachada frontal alta está em frente a rua principal e hospeda o núcleo do edifício, e uma fachada posterior mais baixa está voltada para o jardim, onde uma escala mais íntima define o bairro ao redor. Com 11 andares acima do solo e 5 no subsolo, o edifício concluído compreende mais de 8.000 metros quadrados.

Uma âncora cultural aberta para a cidade. O edifício exprime diferença e abertura apesar, ou melhor, por causa da sua hermética calçada. Um recorte na base convida os visitantes da rua ao átrio principal e ao jardim íntimo, sempre aberto ao público. Na entrada, uma coluna envolta em uma tela de LED contínua atua como uma lanterna anunciando shows da atualidade e mais um local para apresentação de conteúdo artístico.

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan
Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan

No lado oeste do edifício, a rampa do carro é tratada como um volume escultural. A curva da rampa descendente esculpe uma abertura no teto do espaço de exposição subterrâneo, conectando esta galeria submersa à atividade no nível da rua. Com suas paredes de concreto, este espaço em forma de caverna contrasta com os acabamentos reflexivos prateados que revestem o interior da rampa e o espaço de estacionamento abaixo. A rampa gira em torno de um vazio de altura tripla e define a geometria da grande escadaria que atua tanto como uma soleira quanto como um espaço de auditório para exibições e palestras, levando às galerias do segundo andar. Uma mistura experimental e inesperada de espaços de arte, escritórios e áreas públicas se desenvolve acima e abaixo do solo, criando um novo complexo urbano que convida o público a se envolver com a arte contemporânea em Seul.

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Interiores, Fachada
© Iwan Baan

“Hidden Pine Tree”: um rosto para SONGEUN. Melhorando a superfície contínua da fachada, o edifício é cortado por apenas algumas aberturas definidoras. Duas altas janelas verticais perfuram a fachada sul e criam vistas emolduradas da cidade. Uma abertura triangular se estende entre os níveis 3 a 8 a leste, enquanto a parte posterior é quase totalmente envidraçada por trás de uma camada de varandas que trazem luz e ventilação para os escritórios.

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Iwan Baan
Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan

A massa de concreto não apenas carrega toda a estrutura, mas também define todos os espaços e superfícies ornamentais. Usando placas de compensado rotacionadas em uma malha de 1 por 1 metro, a fachada de concreto é impressa com os veios da madeira e expressa o significado por trás do nome SONGEUN: “Pinheiro Escondido”. Esta textura única convida o olho e a mão a explorar suas diferentes qualidades, trazendo a presença urbana do edifício para uma escala humana tátil.

Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9, 92-10 Cheongdam-dong, Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede ST International e SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron" [ST International HQ and SONGEUN Art Space / Herzog & de Meuron] 24 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970476/sede-st-international-e-songeun-art-space-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.