Casa em Santa Isabel, Lisboa / Domitianus Arquitectura

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraCasa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, BancadaCasa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  394
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Inês d’Orey
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Azulima, CARPINTARIA MATEUS, Efapel, Liftech, Secil, Torrense, VMZINC
  • Arquitetos Responsáveis: Paulo Tormenta Pinto, Rosa Maria Bastos
  • Paisagismo: Carlos Ribas
  • Colaboradores: Ivone Gonçalves, Pedro Baptista Coelho, Joana Moreira
  • Engenharia: Miguel Villar
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Inês d’Orey

Descrição enviada pela equipe de projeto. Santa Isabel é uma freguesia de Lisboa, localizada junto ao romântico Jardim da Estrela. A estrutura urbana deste bairro foi projetada no século XVIII, quando as cercas de vários conventos e mosteiros foram demolidas para criar parcelas urbanizáveis. Ao longo do século XIX, a imagem da cidade foi mudando, com novas ruas e edifícios residenciais, projetados por especuladores imobiliários, seguindo as tipologias e soluções correntes da época.

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Inês d’Orey

A área de intervenção resultou deste processo. Um antigo prédio de dois andares, do século XIX, apresentava-se com a estrutura de madeira danificada e em risco de colapso interno devido às sucessivas transformações ocorridas ao longo dos anos. O projeto atendeu a um programa de moradia unifamiliar, com o objetivo de alcançar uma expressão arquitetônica intemporal. O desenho partiu do edifício existente, integrando partes da antiga fachada na morfologia renovada, que recebeu um novo piso.

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Inês d’Orey
Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Inês d’Orey

O conceito da intervenção assentou na manipulação das proporções e detalhes, pretendendo inscrever opções arquitetônicas no sentido de continuidade da cidade. Os elementos preservados definiram a composição, contribuindo para diluir os limites do tempo na imagem arquitetônica do edifício.

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Inês d’Orey
Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Inês d’Orey

As novas janelas, encerradas por portadas de madeira, foram colocadas no limite interior da fachada. As portas da garagem, em aço, são coplanares com a fachada. A cor cinza clara envolveu toda a composição, exceto na porta de entrada, pintada mais escura e no teto de madeira da trapeira, criando uma vibração sutil no conjunto. A organização interna foi ajustada à topografia existente. No piso acima da garagem e do hall de entrada, as áreas sociais da casa abrem-se para um pátio revestido a azulejos de cor caramelo. A área é composta por dois níveis, um deles corresponde à sala de estar, em ligação direta com o pátio, o outro integra a cozinha e a sala de jantar com pé direito duplo no centro da casa. O espaço, foi concebido como uma estrutura tridimensional, que relaciona o volume interior da casa com o vazio do pátio.

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Imagem 24 de 31
Plantas
Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Imagem 26 de 31
Seção

Os tetos em concreto aparente resultam de encofrados de tábuas de madeira. A sua textura estabelece uma relação com o antigo sistema de madeira utilizado na construção original. A luz interna é filtrada pelas superfícies das paredes, pavimentos e tetos, produzindo uma experiência misteriosa e tranquila. A sequência dos espaços interiores é fluida, evitando compartimentos rígidos. Os degraus em lâminas de madeira contribuem para reforçar esta ideia, proporcionando uma ligação transparente em toda a habitação.

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Inês d’Orey

Os corredores foram produzidos como parte do programa, permitindo a realização de atividades informais. A estante situada no 2º piso, é um desses espaços, pensado ​​como uma pequena biblioteca que comunica com a sala de jantar por uma janela interna. A trapeira do 3º andar cobre um espaço amplo, que se estende até uma varanda, onde é possível ver o rio Tejo. O espaço integra uma estante de livros e um piano, sugerindo a atmosfera de um sótão pairando sobre a cidade.

Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Inês d’Orey
Casa em Santa Isabel, Lisboa  / Domitianus Arquitectura - Fotografia de Interiores, Bancada
© Inês d’Orey

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Isabel, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Santa Isabel, Lisboa / Domitianus Arquitectura" 13 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970408/casa-em-santa-isabel-lisboa-domitianus-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.