Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital

Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de ExteriorCasa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de InterioresCasa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Yuri Vital
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  693
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Stone, Topseal, Villagres
  • Arquitetos Responsáveis: Yuri Vital
  • Equipe De Projeto: Antonio Moutinho, Roni Ebina, Sabrina Gofert, Vitor Moreira, Alejandra Ferrera, Bruno Santucci, Bruna Shayenne, Igor Muñoz, José Amorim Maria Damico, Nara Diniz
  • Clientes: Santek
  • Engenharia: Santek
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de projeto da Casa Berkut Baroneza parte de um conceito inicial simples, a criação de um volume horizontal, quase laminar, que pousasse levemente no desnível do terreno para criar suas várias perspectivas — tanto as íntimas, quanto as mais longas, avistando o vale à frente. A partir deste primeiro momento, o partido foi estabelecido: uma arquitetura, sutil e intrínseca ao contexto local de Bragança Paulista, interior de São Paulo.

Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Santo

Com isso em mente, optou-se por uma composição que protagonizasse o que a de mais fundamental nesta casa, sua estrutura. Ao escolher fazer o uso de lajes nervuradas, cria-se uma evidente ausência de vigas na casa, aliada a uma escassez de pontos de apoio, que ocorrem apenas pelas empenas estruturais, locadas nas laterais da casa, e pilares soltos — que ora encontram o verde do terreno, ora o espelho d’água frontal, onde são refletidos — enfatizando assim a esbeltez da estrutura e delicadeza na qual ela toca o solo.

Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Interiores, Fachada
© Manuel Sá

Em planta as lajes são recortadas em U para criarem assim uma ponte entre às duas asas laterais e estabelecer um espaço negativo para o pátio interno. Voltada ao norte, a ala intima da casa, possui uma empena linear e perpendicular que se abre para as suítes ao centro. Já a ala oposta, voltada ao sul, é segmentada em partes desencontradas, em um jogo angular de iluminação e ventilação para os ambientes dali.

Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Imagem 36 de 45
Planta - Primeiro pavimento
Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

Enfim, a ala social, voltada a oeste, conecta as empenas perimetrais, criando assim um espaço amplo voltado para bela paisagem natural que cerca e permeia toda a casa. Quanto a sua materialidade, opta-se pelo mínimo, o concreto aparente, os grandes panos de vidro e os painéis de madeira ripado se intermeiam, criando uma composição eficiente que em conjunto se desvenda.

Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Imagem 38 de 45
Corte - BB
Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Daniel Santo

Por fim os ambientes assim criados são, para além da cozinha e copa, compostos principalmente por uma sequência fluida de salas, saletas, suítes e suas respectivas varandas, com uma hierarquia discreta, que permite criar diferentes momentos de encontro e privacidade. É construída assim uma habitação permeável ao longo de seus amplos 750 m²: diminuta estruturalmente ao mesmo tempo, em que busca ser generosa em seus espaços.

Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Berkut Baroneza / Yuri Vital" 06 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970375/casa-berkut-baroneza-yuri-vital-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.