Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab

Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de ExteriorFazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Interiores, PortaFazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de InterioresFazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de InterioresFazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Mais Imagens+ 22

Santa Eulalia de Ronsana, Espanha
  • Arquitetos: NeuronaLab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Del Rio Bani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Barnices Lasur
  • Arquiteta Responsável: Ana García López
  • Cidade: Santa Eulalia de Ronsana
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Exterior, Fachada
© Del Rio Bani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste no restauro de uma casa rural que surgiu da necessidade de fugir da cidade e de cuidar dos idosos que vivem na casa da fazenda ao lado. Trata-se de uma casa trapezoidal que pertence a um conjunto de construções antigamente ligadas à exploração agrícola da área, a Fazenda Can Barnils.

Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Exterior
© Del Rio Bani
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Imagem 25 de 27
Planta Térreo
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Del Rio Bani
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Imagem 23 de 27
Planta Superior
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Interiores
© Del Rio Bani

Para sua construção, esse projeto reutiliza principalmente materiais da região, muitos deles de demolição. O ponto de partida foi consolidar o envoltório externo, melhor seu desempenho climático com isolamento de cortiça e valorizar o sistema construtivo centenário. Foi realizado um estudo aprofundado da incidência solar, da ventilação cruzada natural e do uso de água de poço com um sistema de filtragem.

Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Interiores
© Del Rio Bani
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Imagem 27 de 27
Corte
Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Del Rio Bani

A casa em si era menor, várias das áreas eram utilizadas como estábulos para cavalos ou galinheiros e não estavam conectadas aos demais ambientes. Ela não se abria para o jardim. A fachada norte, onde agora se encontra a varanda de verão, estava completamente fechada. O layout da planta foi funcionalmente melhorado especialmente no que se refere à circulação, para favorecer a mobilidade através do espaço. Essa é uma casa flexível para uso esporádico: consiste de dois quartos, mas nela podem dormir até doze pessoas. Foram criados ambientes para serem usados de forma simultânea para facilitar a vida em comunidade.

Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Imagem 20 de 27
Croqui

Em termos de interiores, os pisos, vigas e carpintarias originais foram recuperados em diálogo com novos materiais, que não são muito industrializados, como pisos de terracota e concreto, pedra natural e madeira. Esta abordagem permite que os habitantes se conectem com o ambiente natural, cercados de verde, reduzindo o nível de estresse tão característico da vida urbana.

Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab - Fotografia de Interiores, Porta
© Del Rio Bani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab" [Masía en Santa Eulalia / NeuronaLab] 06 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970265/fazenda-em-santa-eulalia-neuronalab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.