Pavilhão Circular / Studio ACTE

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Exterior
© Rubén Dario Kleimeer

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de ExteriorPavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de InterioresPavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, DormitórioPavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, CadeiraPavilhão Circular / Studio ACTE - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Studio ACTE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BC materials, Burmaan
  • Arquiteta Responsável: Estelle Barriol
  • Cidade: Rotterdam
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Exterior
© Rubén Dario Kleimeer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta cabana é um projeto experimental e artesanal. Construído como um objeto temporário, o projeto visa ser desmontado e reciclado novamente. Portanto cada material já foi reaproveitado, colhido no local e fixado de forma seca e inofensiva. A cabana surge no coração de um jardim selvagem em Rotterdam, cada elemento e detalhe são visíveis de dentro e de fora, oferecendo um diálogo permanente com o jardim. A porta é levantada do chão e fixada ao cubo transparente. A base de taipa é uma parede e um chão, misturando funções, realçando a sua forma arquetípica. A cobertura de alumínio flutua e revela a estrutura de madeira e a transparência da fachada. A arquitetura dialoga entre massa, transparência, tempo e durabilidade.

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Porta
© Rubén Dario Kleimeer
Pavilhão Circular / Studio ACTE - Imagem 18 de 22
Axonométrica
Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores
© Rubén Dario Kleimeer

O projeto segue um processo claro, sempre envolvendo detalhamento prático, desde a maquete até o objeto final construído. Durante a construção, cada detalhe foi desenhado e adaptando o projeto com os materiais de segunda mão disponíveis. O desenho foi pensado como uma estrutura flexível onde cabem todos os materiais, utilizando sempre a mesma secção de madeira. A neutralidade da fachada permite um diálogo entre natureza e arquitetura. A estética da base de taipa enfatiza o contraste entre os materiais naturais e artificiais. O acrílico pode ser percebido como vidro, refletindo a cor do céu ou mostrando a continuidade da estrutura de fora para dentro. Como um conjunto, este objeto temporário destaca o potencial de materiais circulares e reutilizados.

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Rubén Dario Kleimeer
Pavilhão Circular / Studio ACTE - Imagem 19 de 22
Planta Térreo
Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Rubén Dario Kleimeer

Construída com terra reciclada de Bruxelles (Kastar), as paredes sustentam toda a estrutura. Esta matéria-prima pode ser reutilizada a qualquer momento para construir uma nova parede ou para cultivar plantas em um jardim. Os tijolos de cimento e a moagem vêm de jardins locais. O piso e o teto de madeira foram feitos de um antigo piso de salão de esportes. O acrílico vem de uma granja. A entrada é feita de contraplacado reaproveitado. Todos esses materiais foram limpos, lixados ou polidos revelando as suas qualidades e valores. Esta cabana foi construída por conta própria, permitindo definir detalhes no local.

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta
© Rubén Dario Kleimeer

O projeto expressa que a circularidade pode ser uma estética real. Ele demonstra as qualidades e a habilidade de uma construção de taipa, tanto quanto a madeira reutilizada. Os materiais em segunda mão estão sendo atualizados, oferecendo mais qualidades do que no primeiro uso. O caráter temporário da cabine é invisível, enquanto o objeto pode ser facilmente removido e reconstruído em outro lugar. É a primeira vez que taipa de pilão é usada em Rotterdam, uma oportunidade de demonstrar sua qualidade e estética.

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Interiores
© Rubén Dario Kleimeer

O pavilhão se posiciona em um contexto industrial e está diretamente exposto ao clima do mar. A parede de taipa irá sofrer erosão com o tempo e realçará o caráter monolítico da base. Os móveis são especialmente projetados para o pavilhão e usam a mesma seção de madeira que a estrutura de madeira da cabana. A cabine pode ser usada como pavilhão, cabine de dormir, espaço de retiro ou jardim de inverno. Concebida com um volume generoso, a arquitetura garante um clima confortável. A altura proporciona um corte fantástico e valoriza o diálogo com o jardim. Cortinas oferecem intimidade ao visitante. A fachada dialoga com a luz do dia, mostrando uma mudança na atmosfera ao longo do dia. A base de terra e o piso elevado oferecem um clima seco e fresco em todas as estações.

Pavilhão Circular / Studio ACTE - Imagem 14 de 22
Pavilhão Circular / Studio ACTE - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rubén Dario Kleimeer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rotterdam, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Circular / Studio ACTE" [Circular Pavilion / Studio ACTE] 19 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970249/pavilhao-circular-studio-acte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.