Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, CadeiraResidência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de InterioresResidência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, FachadaResidência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

Itupeva, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rômulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bosch, Celite, Docol, F3 Cortes, LG, Masterpisos, Portobello, Portokoll, Roca, Schneider, Sherwin-Williams
  • Arquitetos Responsáveis: Marcio Porto, Sidonio Porto e Lucia Porto
  • Engenharia: Marcelo Gitti
  • Paisagismo: Arquiteta Lucia Porto; Marcelo Kussunoki
  • Design De Interiores: Adriana Akiko
  • Cidade: Itupeva
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Rômulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para esta residência localizada no condomínio Fazenda da Grama, nasceu em função do estilo de vida e dos hábitos dos proprietários ligados a práticas esportivas. 

Apaixonados por Golfe, eles queriam um local onde pudessem desenvolver plenamente o convívio social e também praticar o esporte que mais gostam.

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Rômulo Fialdini

A opção pelo escritório de Arquitetura Sidonio Porto Arquitetos Associados, partiu da apreciação de outra obra de mesma autoria, localizada naquele condomínio. 

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rômulo Fialdini

O ponto de partida para a concepção arquitetônica buscou combinar as condições de vista e insolação do terreno, com a disposição da área social no pavimento térreo e das suítes no pavimento superior. Dessa forma as atividades de convívio da família e amigos puderam ficar dispostas em um único pavimento, composto pela sala de estar social com pé direito duplo, cozinha integrada e piscina. Neste nível também foi prevista uma suíte para idosos e áreas de serviços. O pavimento superior foi composto essencialmente pelas suítes, organizadas de forma simétrica e separadas pelo vazio central que faz sua conexão com a sala de estar.

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Rômulo Fialdini
Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Imagem 17 de 20
Planta baixa pavimento térreo
Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Rômulo Fialdini

A intenção arquitetônica foi caracterizar a volumetria da casa por uma forma de fácil assimilação visual. Assim a composição dos ambientes se deu ao longo de um eixo longitudinal contínuo, levemente rotacionado em direção à vista para o lago do campo de golfe. O resultado foi uma exuberante vista do condomínio e de suas áreas verdes, apreciadas em todos os ambientes da casa, em especial a área da piscina e das suítes.

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Rômulo Fialdini
Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Imagem 18 de 20
Cortes
Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Rômulo Fialdini

O perfil natural do terreno foi praticamente mantido, tendo sido feita uma terraplanagem suave, necessária apenas para aplainar o platô da piscina, da área de serviços e garagem. O vazio remanescente sob a sala de estar foi preenchido pelo salão de jogos e home theater. Nesse nível, foi criada também, uma sala para adega e vestiários. Tais ambientes caracterizam-se como volumes apoiados uns nos outros, dando destaque ao balanço da suíte do casal. Sob o balanço abriga-se os carrinhos de golfe.

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Viga
© Rômulo Fialdini

Na visita de reconhecimento ao terreno, foi constatada a presença de belas pedras, que foram preservadas e aproveitadas no tratamento paisagístico da residência.

A utilização do sistema estrutural em aço, conformado por perfis de mercado tipo "I" e "H", deveu-se a fatores determinantes, ligados ao seu diferencial competitivo em relação a outros sistemas como em concreto ou madeira.

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Rômulo Fialdini

A estrutura pré-fabricada em aço possibilita que os vãos entre eixos estruturais sejam maiores e com vigas mais esbeltas. A modulação predominante de 6mts x 4mts foi viabilizada com perfis tipo "I" para as vigas, não ultrapassando 30cms de altura. E perfis tipo "H" para pilares de não mais que 25 x 25cms. 

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Rômulo Fialdini

Assim a leveza do projeto está não somente no aspecto estrutural, mas também na redução de cargas da fundação, do concreto na execução e na movimentação de terra, contemplando o aspecto sustentável da obra. A pintura, que protege a estrutura, colabora para sua longevidade e reduz a necessidade de manutenção, garantindo a eficiência de seu ciclo de vida.

Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Rômulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Ossamu / Sidonio Porto Arquitetos Associados" 24 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969891/residencia-ossamu-sidonio-porto-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.