Casa Willunga / Rfk-Studio

Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de InterioresCasa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de ExteriorCasa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de ExteriorCasa Willunga / Rfk-Studio - Mais Imagens+ 30

Willunga, Austrália
  • Arquitetos: Rfk-Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  292
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Barnes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Absolute Solar and Electrical, Adelaide Heating Solutions, Archbar, Bruhn Limestone, Enhance Polished Concrete, Intaflo, Premix concrete, Revolution Roofing, Sanden
  • Clientes: Tony and Sally French-Kennedy
  • área Interna: 180m2
  • Garagem: 62m2
  • área Externa: 50m2
  • Cidade: Willunga
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Exterior
© Peter Barnes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concluída no início deste ano em uma pequena cidade nos arredores de Adelaide, a casa Willunga foi projetada pelo Designer de Construção Reuben French-Kennedy como uma casa de repouso para seus pais na lateral de uma colina em um contexto semi-suburbano. O briefing era simples: uma casa iluminada e confortável para um casal aposentado, incluindo um quarto de hóspedes e uma ala de estúdio, com ênfase no design sustentável.

Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Exterior, Cerca
© Peter Barnes
Casa Willunga / Rfk-Studio - Imagem 33 de 35
Planta
Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Interiores
© Peter Barnes
Casa Willunga / Rfk-Studio - Imagem 34 de 35
Corte
Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Peter Barnes

A forma esculpida e expressiva do edifício é concebida como uma casca 'exterior' rígida revestida com ferro galvanizado ao sul e ao leste, com um revestimento de madeira mais caloroso para as áreas recuadas ao norte - estes nichos cuidadosamente esculpidos também fornecem um sombreamento essencial para o extenso envidraçamento nos meses de verão. O paisagismo interno é abraçado pela forma do edifício, que se desenvolve ao seu redor e o protege do leste. A ala leste é inclinada para fora para expandir as vistas, e permitir que mais luz solar matinal entre no pátio e nos espaços habitáveis.

Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Interiores
© Peter Barnes
Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Peter Barnes

O conceito condutor por trás do processo de projeto foi o de localizar o edifício na parte posterior do terreno, orientando o edifício para as vistas e para o sol, maximizando ao mesmo tempo o espaço de jardim à frente. O layout é organizado em um volume longo e fino, envolvendo o terreno para criar um jardim interno protegido, um "quase pátio". Entrando no edifício a partir do leste, você chegará a um espaço de transição com a opção de continuar em linha reta, abrindo-se para a área principal de sala de jantar em plano aberto, ou virar à direita para a ala de hóspedes e estúdio. Isto fornece flexibilidade, permitindo que a ala leste seja transformada em um espaço autônomo com senso de privacidade e separação das atividades da área de convivência principal.

Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Exterior
© Peter Barnes

Internamente, o forro de madeira Silvertop é a verdadeira peça central do edifício. Seguindo a forma do telhado, o forro nos conduz através do espaço, projetando-se sem bordas sobre os painéis ao norte até se tornar um acabamento meticulosamente trabalhado. Isto evoca um espaço vivo que se estende além dos contornos do edifício para o ambiente. Grandes portas de camarão permitem que toda a área de estar da cozinha e o grande deck se transformem em um espaço dinâmico entre interior/exterior.

Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Exterior
© Peter Barnes
Casa Willunga / Rfk-Studio - Imagem 35 de 35
Fachada
Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Exterior
© Peter Barnes

O edifício utiliza uma combinação de design passivo e tecnologias renováveis para manter uma temperatura confortável durante todo o ano. A principal característica do projeto é o longo eixo leste/oeste com orientação norte. A maioria dos vidros é concentrada nos ambientes ao norte e capta uma grande quantidade de luz solar no inverno, enquanto uma bomba hidráulica de calor, operada pelo painel solar, bombeia água através do aquecimento do piso inferior dentro da laje de concreto polido, tanto para aquecimento quanto para resfriamento. No verão, os grandes beirais fornecem sombra, e o edifício pode ser aberto para respirar.

Casa Willunga / Rfk-Studio - Fotografia de Exterior
© Peter Barnes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Willunga / Rfk-Studio" [Willunga House / Rfk-Studio] 16 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969554/casa-willunga-rfk-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.