Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa

Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de ExteriorApartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraApartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de ExteriorApartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  299
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Barbot, Cimenteira do Louro, Navarra
  • Arquitetos Responsáveis: André Simão + Nuno Bessa
  • Empreiteiro Geral: Eicenor
  • Impermeabilizações: Stirisol – isolamentos e Revestimentos
  • Cidade: Barcelos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Exterior
© Carlos Eduardo Vinagre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Parte integrante de um edifício de habitação coletiva desenhado no final dos anos 80 pelo arquiteto Adalberto Dias, o “apartamento 116B” é a ponta sul desta construção e o seu remate junto à margem do rio Cávado. Encaixado em pleno centro histórico da cidade de Barcelos, no norte de Portugal, o edifício resulta da engenhosa combinação entre volumes recortados e o longo plano inclinado da cobertura do seu corpo nascente - animado por varandas longilíneas - que acompanha a topografia do terreno, delimitado a sul por um muro imponente em aparelho de granito.

Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Carlos Eduardo Vinagre

Esta intervenção resulta de um trabalho cuidado de pesquisa, procurando agora o equilíbrio entre novos pressupostos (em resposta ao envelhecimento natural do edifício e a sucessivas intervenções desprevenidas que contribuíram para a sua descaracterização) e os do projeto inicial.

Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Carlos Eduardo Vinagre
Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Interiores, Escada
© Carlos Eduardo Vinagre

É rigorosamente respeitado o desenho dos alçados (com exceção das caixilharias, há muito alteradas por acordo na assembleia dos moradores, de madeira para alumínio) e é adoptado, no interior da residência, o livro de estilo original do projeto, no que respeita aos materiais (madeira e granito) e à cor (tons claros nos planos verticais interiores e variações de vermelho nas caixilharias e serralharias). É definida uma metodologia assente em 3 pontos: 

Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Carlos Eduardo Vinagre

  • A identificação dos elementos arquitetónicos significantes a restaurar integralmente;
  • A reinterpretação dos elementos descaracterizados ou destruídos pelas sucessivas ocupações (são exemplo as instalações sanitárias e a cozinha); 
  • A sobreposição de novos gestos e valências, assente numa estratégia de diluição das fronteiras funcionais e formais entre as áreas interiores e exteriores da residência (todos os compartimentos habitáveis passam a ter saída para o exterior), aproveitando a luz natural abundante e a relação com a paisagem dramática do leito do rio. 

Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Exterior
© Carlos Eduardo Vinagre

É criado um circuito paralelo, utilizando elementos precários ou amovíveis, unindo o pátio exterior do piso de entrada (recuperado ao projeto original e que encontramos transformado num compartimento interior) ao terraço da cobertura, onde se recria a gama cromática de rosas e vermelhos, aqui utilizados no pavimento e lambril em lajetas de betão pigmentado e nas serralharias (escadas, guardas e remates/rufos). 

Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa - Fotografia de Exterior
© Carlos Eduardo Vinagre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fernando Magalhães, 4750 Barcelos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 116B / André Simão & Nuno Bessa" 02 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969410/apartamento-116b-andre-simao-arquitectura-plus-nuno-bessa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.